[Eventos] O Básico de Switches
3 participantes
:: >>Rpg Maker's :: RPG Maker VX :: Tutoriais
Página 1 de 1
[Eventos] O Básico de Switches
O básico de switches
Dificuldade: Easy | Normal | Intermediário | Difícil | Muito Difícil | Expert
Olá pessoal, estava sem nada pra fazer, e criei este tutorial. Sei que já existe alguns tutoriais de switches, mas e se o meu ficar melhor e mais fácil de entender?
Sempre sonhei em ser um bom eventer, em breve realizarei este sonho!
Eu penso assim: Switches são botões, que se estiverem pressionados fazem certas coisas, e se não, outras.
Switch Local
Switches locais são quase a mesma coisa que switches, mas em vez de ser no jogo inteiro, é apenas no evento em que a switch local é usada.
Switch
Assim, por exemplo, se quiser fazer uma quest de matar monstros, primeiro vamos criar o evento.
Crie um evento, selecione o gráfico para ele, Iniciar quando é pressionar tecla e prioridade é junto ao herói.
Vamos colocar uma mensagem assim:
<>Mensagem: Normal, Abaixo
Olá. Eu queria pedir uma coisa pra você. Eu quero vingança!
Uns monstros mataram meu amigo, e agora preciso que alguém
mate eles! Mate aqueles zumbis!
Depois, ative uma switch, na aba 1 clique em Opções de Switch, selecione 001, clique em ok.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora neste mesmo evento crie uma nova página, com a condição de Switch 002 ON, mostre a mensagem
que você conseguiu matar os monstros, o gráfico deixe o mesmo de antes, o Iniciar quando deixe pressionar tecla, a prioridade deixe junto ao herói e adicione uma recompensa a ele, porque terminou a missão, mas também, para o evento desaparecer, vá em Controle de Switch Local e clique em ok, como na imagem abaixo.
Calma! Ainda não acabamos. Agora, crie outra página e nas condições de evento deixe Switch Local A ON. Agora, em comandos de eventos, va em controle de switch local na primeira aba, e em Operação marque a opção OFF.
Não, não vá pensando que acabamos. Nós apenas acabamos um dos eventos.
Agora, crie outro evento e dê o nome para ele de Zumbi, a prioridade do evento é junto ao herói e inciar quando é pressionar tecla.
Crie uma nova página, o Iniciar Quando e a Prioridade são as mesmas da página anterior, nas condições de evento coloque Switch 001 ON, agora em comandos de evento é iniciar batalha: zumbi(ou o monstro que preferir), depois vá em opções de switch e ative a switch 002:Zumbi Morto(ou o nome que você colocou). Também ative a switch local B, agora que o sistema está quase completo, crie uma nova página e nas condições de evento coloque Switch Local B ON e o resto deixe como está, menos em comandos de evento. Lá só desative a Switch Local B, lembrando que esta página não precisa de eventos.
Prints:
DEMO
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Mas agora, se você quiser fazer que tem que pegar certos itens, quando você derrota os inimigos, em vez de ativar switches, você recebe um item. E no npc que pediu para você pegar os itens, nas condições, em vez de switches, é se o herói possui o item.
Aqui acaba meu tutorial. Espero que vocês tenham entendido ele e que eu ajudei muita gente.
Créditos:
-Eu, por criar este tutorial.-Pela Grandes Makers, onde eu posso estar postando o tutorial.
Em breve irei postar aqui um tutorial sobre variáveis! Apenas esperem eu estudar mais profundamente os variáveis, já estou quase chegando em um eventer de verdade!
Fui!
-M3T
Última edição por M3T em Sex Fev 05, 2010 3:37 pm, editado 3 vez(es)
M3T- Rei
- Prêmio :
Gold : 5866
Nível : 31
Re: [Eventos] O Básico de Switches
Hum... o tópico está mau formatato irei editá-lo quanto ao tuto está bom
Parabéns.
Parabéns.
Ureca escreveu:Hum... o tópico está mau formatato irei editá-lo quanto ao tuto está bom
Parabéns.
Mau formatado da onde Ureca? Bebeu?
O que tem de errado nele?
Até mesmo o Atoa lá na Santuário elogiou ele...
Ah, deixa pra lá.
Se você acha que está mau formatado então tá.
Até mais,
M3T.
M3T- Rei
- Prêmio :
Cara relaxa, só pulei umas linhas e botei o nome do tutorial em cima, e os pintei os nomizinhos.
Ureca escreveu:Cara relaxa, só pulei umas linhas e botei o nome do tutorial em cima, e os pintei os nomizinhos.
Oks então, mas tinha algumas coisas erradas...
Já editei.
Até mais,
M3T.
M3T- Rei
- Prêmio :
Aí M3T mais um tutorial seu hein gostei muito que eu so iniciante nao sabia o que era switch eu achava que cada switch fazia uma coisa diferente xD
quando dé eu te do mais nivel oks?
té
quando dé eu te do mais nivel oks?
té
TheLastWarrior- Aldeão
Gold : 5461
Nível : 10