[Evento] Pedras que Acionam botões...
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[Evento] Pedras que Acionam botões...
Pedras que acionam botões e que abrem portões
Versão RMB: por Super Cueca
Versão GM: por niksson_koslov
Versão RMB: por Super Cueca
Versão GM: por niksson_koslov
Este tutorial ira lhe ensinar como fazer pedras móveis que acionam botões abrem portões. Usaremos Switchs e Variáveis, é recomendável que você tenha um bom conhecimento sobre estas duas coisas.
Dificuldade: Média-Baixa
1º Passo: Criar o botão
Crie um evento com o nome de "Botão", selecione um gráfico de um botão sem estar sendo pressionado e crie uma outra página.
Nela escolha uma gráfico de botão já pressionado e marque a caixa "Switch", escolha um slot de switches vazio e coloque o nome de "Botão".
Marque em "Opções" as caixas {Animação (MOV), Direção Fixa, Atravessar} em ambas as páginas.
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2º Passo: Criar a pedra
Crie um evento com o nome de "Pedra", selecione um gráfico de uma pedra, aumente a velocidade dela para "Normal" e em "Comandos de Evento", escolha "Mover Evento" e "Reproduzir Som", escolha um que se pareça uma pedra movendo, depois acrescente "Fugir do Herói", antes de fechar marque {Ignorar-se impossível (Para que o jogo não trave quando a pedra for empurrada para a parede), Aguardar até o fim}
- Código:
:<>Mover Evento:Este Evento (Ignorar-se impossível, Agurdar até o fim)
:<>SE: 'Earth8', 80, 100
:<>Fugir do Herói
3º Passo: Pedra + Botão
Agora vamos a parte "Hardcore" do evento.
Crie duas variáveis, uma chamada: Pedra X e a outra: Pedra Y
Em "Comandos de Evento" selecione "Opções de Variáveis", crie dois desses, selecione em "Operandos" o "Eventos", depois escolha "Este Evento", agora para o 1º comando escolha "Coor. X" e para o 2º: "Coor. Y".
Crie duas condições (Marque "Adicionar exceção se não cumprida as condições" e coloque uma switch do botão em off em ambas exceções).
Nas duas selecione respectivamente as variáveis criadas anteriormente (Selecione a X depois a Y).
No valor das duas, coloque no valor a coordenada do botão (São encontradas na parte inferior direita quando o tile do botão é selecionado).
Após isso crie um Efeito Sonoro "Key" para imitar o som de um botão sendo acionado.
Agora faça isso para fazer os movimentos do botão e do portão
- Código:
:<>Mover Evento:[Botão](Aguardar até o fim)
:<>Direção Fixa OFF
:<>Olhar à Esquerda
:<>Esperar: 3 frames
:<>Olhar à Direita
:<>Esperar: 3 frames
:<>Mover Evento:[Portão](Aguardar até o fim)
:<>Direção Fixa OFF
:<>SE: 'Open3', 80, 100
:<>Olhar à Esquerda
:<>Esperar: 3 frames
:<>Olhar à Direita
:<>Esperar: 3 frames
:<>Opções de Switch: [xxxx:Botão] = ON
- Spoiler:
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4º Passo: Portão
Apenas repita os processos do botão, se for um portão sem movimento (4 fileiras) apenas remova o movimento do botão.
- Spoiler:
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Créditos: Ao Super Cueca por criar o tutorial de puzzles na RMB, este tutorial é o nº 3 do tópico do Super Cueca alterada por mim.
niksson_koslov- Aldeão
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Re: [Evento] Pedras que Acionam botões...
Opa! Mais um tuto.....
Ficou muito bom +N.
Ficou muito bom +N.
Vash- Rei
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Nível : 26
Re: [Evento] Pedras que Acionam botões...
Muito bom cara, isso eu estou utilizando no meu projeto, mas aprendi nos Quatro Cavaleiros haushsuah. Obrigado por trazer pra cá.
FLw
FLw
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