Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[EVENTOS] Parte 1 - Criando a variavél com valor do Nível do Herói

3 participantes

Ir para baixo

[EVENTOS] Parte 1 - Criando a variavél com valor do Nível do Herói Empty [EVENTOS] Parte 1 - Criando a variavél com valor do Nível do Herói

Mensagem por Ure¢a Seg Nov 30, 2009 11:49 pm

INTRODUÇÃO

Bom, se você é iniciante... Deve ver variavéis como algo indefinido, sombrio, desconhecido... Mas não é assim. Variavéis é fácil, difícil é achar algo para fazer com elas. Difícil é fazer uma programação que precise dela... Não é difícil... Mas um iniciante não vai fazer algo como um menu novo, ou efeitos randômicos e etc, e aí entram as variables. Mas tem algo que todo o iniciante pode achar útil, que é botar valores de HP exatos numa mensagem, de MP, nível, etc.

Neste tutorial, eu vou te ensinar a fazer a seguinte mensagem:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


PARTE 1- CRIANDO A VARIAVÉL COM VALOR DO NÍVEL DO HERÓI

Primeiro crie uma variavél, algo como "HeróiNivel". Agora, vá em Change Variavél. Em CHOOSE VARIAVÉL, selecione a variavél "HeróiNivel". Selecione Set em SET. Agora, em OPERAND, selecione Hero. Do lado, selecione qual será o herói que terá o seu nível na mensagem (no nosso caso, Alex), e novamente do lado, selecione level. Clique em OK.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Opções do SET e do OPERAND selecionadas nas instruções acima

Você agora tem uma variable. As variables trabalham com seus valores numéricos. O valor dessa variable vai ser sempre igual ao valor do nível (level) do seu personagem.

PS: O nome da variable não precisa ser HeróiNivel, nem ter alguma dessas palavras. Isso só serve para te orientar. Se você quiser colocar a variable com o nome "Macarrão", ela funciona!

PARTE 2 - COLOCANDO A VARIABLE NA MENSAGEM

Mas como fazer para o valor de uma variavél aparecer numa mensagem? Você pode fazer um milhão de Fork Conditions com a variable e etc e levar um ano com 50 possibilidades, já que seu herói pode ter 50 níveis diferentes!! Mas é simples... Existe um código para botar uma variable numa mensagem, é o código \V[****].

Para colocar a variable [0001]HeroiNivel numa mensagem, colocaríamos o código \V[0001]. É só substituir o **** pelo número da variable.

Agora é só botar no evento a mensagem:
"Você parece ser um grande guerreiro! Se encontra no nivel \V[0001]!"

PARTE 3 - USANDO FORK CONDITIONS

É simples, não? Mas aí entra outra dúvida... Se o cara não estivesse num nível bom pra situação... Bom, ia ficar ridículo "Você é um grande guerreiro de nível 1!", então para isso, nós poderíamos usar Fork Conditions. Falar inteiramente sobre Fork Conditions ficaria melhor para outro tutorial, mas vou fazer um pequeno resumo aqui de como fazer um fork de NÍVEIS. Não de variables.

Bom, é simples, olha só: Vá em Fork Conditions na página 3 dos eventos. Na janela dos Forks Conditions, vá para a página dois. Na página dois, selecione a parte de heróis, selecione o herói que vai aparecer na mensagem (no nosso caso, o Alex), e depois clique nas retiscências do campo abaixo. Vai abrir outra janela, que são as condições de heróis. Selecione level, e digite o level que seria adequado para ser um grande guerreiro. No caso, 4.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Opções que devem ser selecionadas na página 2 da Janela Fork Conditions

Vai ficar assim:

<>FORK Optn:Alex´s Level 4abov
<> (Aqui viria a mensagem "Você é um grande guerreiro.")
:ELSE Case
<> (Aqui, a mensagem "Você é só mais um guerreiro.")
:END Case
<>

Na parte acima do ELSE Case, você coloca a mensagem "Você é um grande guerreiro! Seu nível é \V[0001]!", e na parte abaixo, algo como "Você é só um guerreiro, seu nível é \V[0001]".

Eu não expliquei nada sobre Fork Conditions... Fork Conditions trabalham com condições... Nesse caso que usamos, SE o nível do carinha (Alex) fosse maior que quatro, a garota ia dizer que ele era um grande guerreiro, e se fosse menor (ELSE CASE), ele seria só mais um guerreiro. Deu pra entender? Bom, mais ou menos... Acho que o básico deu pra sacar, se você não tiver entendido pra que serve Fork Condition e etc, pode deixar que eu vou fazer um tutorial de Fork Conditions mais bem explicado.

CONCLUSÃO

Vamos recaptular tudo o que fizemos na ordem:

1- Criamos uma variable, e fizemos ela denominar o nível do herói Alex.
2- Colocamos o valor da variable na mensagem usando o código \V[número da variable].
3- Fizemos um FORK condition para quando o nível do cara fosse baixo, a garota não o elogiasse.
4- Colocamos as mensagens em cada parte do FORK, uma de admiração do nível alto e outra de ignoração (essa palavra existe?).
5- Você aprendeu um resumo do que é Fork Conditions.
6- Você leu um tutorial meu!!! Smile

Créditos: Autor desconhecido, mais o e-mail é: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

-Ureca
Ure¢a
Ure¢a
Rei
Rei

Prêmio : Duelo de Pixel
Mensagens : 1179
Gold : 7069
Nível : 100

https://grandesmakersstaff.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[EVENTOS] Parte 1 - Criando a variavél com valor do Nível do Herói Empty Re: [EVENTOS] Parte 1 - Criando a variavél com valor do Nível do Herói

Mensagem por GRS Ter Dez 01, 2009 8:41 am

Obs.:

-Melhor aplicado em Tutoriais Gerais, se você tivesse tirado screens diferentes, e não apenas copiado e colado.
-Variavéis é fácil???
GRS
GRS
Aldeão
Aldeão

Mensagens : 48
Gold : 5350
Nível : 11

Ir para o topo Ir para baixo

[EVENTOS] Parte 1 - Criando a variavél com valor do Nível do Herói Empty Re: [EVENTOS] Parte 1 - Criando a variavél com valor do Nível do Herói

Mensagem por Ure¢a Ter Dez 01, 2009 6:22 pm

Descupe, como mostrei acima o tutorial não é meu, por isso deixei ele como original. E eu acho que é diferente do VX pro 2000. Naum sei nunca usei variavél no 2000.
Ure¢a
Ure¢a
Rei
Rei

Prêmio : Duelo de Pixel
Mensagens : 1179
Gold : 7069
Nível : 100

https://grandesmakersstaff.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[EVENTOS] Parte 1 - Criando a variavél com valor do Nível do Herói Empty Re: [EVENTOS] Parte 1 - Criando a variavél com valor do Nível do Herói

Mensagem por .:Darwin:. Seg Dez 14, 2009 10:43 am

bom vai ajudar muitos novatos no rpg maker 2k3 parabens pela iniciativa Wink
avatar
.:Darwin:.
Guerreiro
Guerreiro

Mensagens : 205
Gold : 5608
Nível : 24

http://ageofdark.l4rge.com/cariboost1

Ir para o topo Ir para baixo

[EVENTOS] Parte 1 - Criando a variavél com valor do Nível do Herói Empty Re: [EVENTOS] Parte 1 - Criando a variavél com valor do Nível do Herói

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos