[ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP
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[ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP
Aula 3 - Classes de sistema do RMXP
1 - Introdução
Nesta aula irei mostrar vagamente sobre as classes de sistema do RMXP. Creio que se vocíª leu as outras aulas já é capaz de ler os métodos e entender suas funçíµes, caso queira informaçíµes mais detalhadas sobre a classe. Aqui é só uma base para vocíª aprender melhor sobre cada classe e aprofundar seus conhecimentos depois.
2 - As classes de Sistema do RMXP
2.1 - Game_Temp
É nesta classes que os programadores do RMXP guardam os dados temporários.
As variáveis desta classe não são carregadas no Load Game portanto são criadas sempre quando começa o jogo. No jogo ela é representada por $game_temp.
2.2 - Game_System
Classe que guarda as váriaveis principais do jogo e os principais métodos. As variáveis nela modificados são guardados e carregados ao carregar e gravar o jogo. Representada por $game_system.
2.3 - Game_Switches
Classes que representam os switches e as variáveis do jogo. Representada por: $game_switches.
Para mudar um switch coloque:
2.4 - Game_Variables
Classe que guarda as variáveis do jogo. Representada por: $game_variables.
Para mudar uma variavel coloque:
2.5 - Game_SelfSwitches
Classes que guarda os dados das switchs locais dos eventos. Representada por $game_self_switches.
Para mudar uma swicth coloque:
2.6 - Game_Screen
Classe responsavel pela mudança de tom da tela e de cor (Não visualmente).
Ela guarda os dados que mudam os tons e a cor da Sprite (Classe da imagem). Representado por $game_screen.
2.7 - Game_Picture
Classe que guarda dos dados das imagems mostradas no jogo que são chamadas por evento.
Ela é iniciada dentro da classe Game_Screen portanto é representado por: $game_screen.pictures[id da picture].
2.8 - Game_Battler
Superclasse para as classes Game_Actor e Game_Enemy (Veja abaixo). Ela guarda os dados do hp, sp, status, de um battler e guarda os métodos de dano.
2.9 - Game_BattleAction
Classe iniciada dentro da classe Game_Battler e é resposável pelos dados das açíµes do battler.
2.10 - Game_Actor
Classe que guarda os dados de um herói.
2.11 - Game_Party
Classe que guarda as informações do grupo de heróis (Como dinheiro, items, armas, armaduras e os battlers dos heróis (Game_Actor)).
Representada por $game_party.
2.12 - Game_Troop
Classe que guarda as informaçíµes do grupo de inimigos.
Representada por $game_troop.
2.13 - Game_Map
Classes que guarda as informaçíµes do mapa como a posição da tela eventos e eventos comums. Representada pela variável: $game_map.
2.14 - Game_CommonEvent
Classe que guarda informaçíµes dos eventos comums, ela é iniciada dentro da Game_Map. Representador por: $game_map.common_events
2.15 - Game_Character
Superclasse para as classes Game_Event e Game_Player (Abaixo) que guarda os dados dos personagems no mapa (Posição, Transparíªncia, etc).
2.16 - Game_Event
Classe que guarda os dados do evento (Lista de comandos, etc.). Representado por $game_map.events[id do evento] e só é possí vel acessar os eventos do mapa atual.
2.17 - Game_Player
Classe que representa o jogador atual do mapa e suas respectivaas caracterí sticas. Representado por $game_player.
3 - Finalizando
Nesta aula eu não disse muito mais do que já foi dito pelo editor de scripts do próprio RMXP. Uma aula simples e informativa.
1 - Introdução
Nesta aula irei mostrar vagamente sobre as classes de sistema do RMXP. Creio que se vocíª leu as outras aulas já é capaz de ler os métodos e entender suas funçíµes, caso queira informaçíµes mais detalhadas sobre a classe. Aqui é só uma base para vocíª aprender melhor sobre cada classe e aprofundar seus conhecimentos depois.
2 - As classes de Sistema do RMXP
2.1 - Game_Temp
É nesta classes que os programadores do RMXP guardam os dados temporários.
As variáveis desta classe não são carregadas no Load Game portanto são criadas sempre quando começa o jogo. No jogo ela é representada por $game_temp.
2.2 - Game_System
Classe que guarda as váriaveis principais do jogo e os principais métodos. As variáveis nela modificados são guardados e carregados ao carregar e gravar o jogo. Representada por $game_system.
2.3 - Game_Switches
Classes que representam os switches e as variáveis do jogo. Representada por: $game_switches.
Para mudar um switch coloque:
- Código:
$game_switches[id da switch] = (true ou false)
2.4 - Game_Variables
Classe que guarda as variáveis do jogo. Representada por: $game_variables.
Para mudar uma variavel coloque:
- Código:
$game_variables[id da variavel] = valor
2.5 - Game_SelfSwitches
Classes que guarda os dados das switchs locais dos eventos. Representada por $game_self_switches.
Para mudar uma swicth coloque:
- Código:
key = [Id do mapa, id do evento, Switch Local ("A", "B", "C", etc)
$game_variables[key] = (true ou false)
2.6 - Game_Screen
Classe responsavel pela mudança de tom da tela e de cor (Não visualmente).
Ela guarda os dados que mudam os tons e a cor da Sprite (Classe da imagem). Representado por $game_screen.
2.7 - Game_Picture
Classe que guarda dos dados das imagems mostradas no jogo que são chamadas por evento.
Ela é iniciada dentro da classe Game_Screen portanto é representado por: $game_screen.pictures[id da picture].
2.8 - Game_Battler
Superclasse para as classes Game_Actor e Game_Enemy (Veja abaixo). Ela guarda os dados do hp, sp, status, de um battler e guarda os métodos de dano.
2.9 - Game_BattleAction
Classe iniciada dentro da classe Game_Battler e é resposável pelos dados das açíµes do battler.
2.10 - Game_Actor
Classe que guarda os dados de um herói.
2.11 - Game_Party
Classe que guarda as informações do grupo de heróis (Como dinheiro, items, armas, armaduras e os battlers dos heróis (Game_Actor)).
Representada por $game_party.
2.12 - Game_Troop
Classe que guarda as informaçíµes do grupo de inimigos.
Representada por $game_troop.
2.13 - Game_Map
Classes que guarda as informaçíµes do mapa como a posição da tela eventos e eventos comums. Representada pela variável: $game_map.
2.14 - Game_CommonEvent
Classe que guarda informaçíµes dos eventos comums, ela é iniciada dentro da Game_Map. Representador por: $game_map.common_events
2.15 - Game_Character
Superclasse para as classes Game_Event e Game_Player (Abaixo) que guarda os dados dos personagems no mapa (Posição, Transparíªncia, etc).
2.16 - Game_Event
Classe que guarda os dados do evento (Lista de comandos, etc.). Representado por $game_map.events[id do evento] e só é possí vel acessar os eventos do mapa atual.
2.17 - Game_Player
Classe que representa o jogador atual do mapa e suas respectivaas caracterí sticas. Representado por $game_player.
3 - Finalizando
Nesta aula eu não disse muito mais do que já foi dito pelo editor de scripts do próprio RMXP. Uma aula simples e informativa.
Re: [ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP
Hum.. boa aula, naum sei nada de script, vo tentar aprender.
Re: [ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP
ótimo mais um tutorial fácil e organizado parabens por ele +N
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