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A Biblia é confiável?

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Mensagem por Rigardo Sex Mar 05, 2010 8:50 pm

A autoridade do cristianismo deriva da Palavra de Deus. Cristo e Seus apóstolos consideravam as Escrituras como a revelação de Deus, com uma unidade fundamental entre seus vários ensinos (ver Mateus 5:17-20; Lucas 24:27, 44, 45-48; João 5:39). Muitos pais da igreja e os grandes reformadores protestantes do século 16 enalteciam a unidade e a confiabilidade das Escrituras.

Todavia, sob a forte influência do criticismo histórico do Iluminismo do século 18, um número considerável de teólogos e cristãos passou a considerar a Bíblia como mero produto das antigas culturas dentro das quais foi concebida. Conseqüentemente, a Bíblia não é mais considerada como consistente e harmônica em seus variados ensinos, e sim como uma coleção de diferentes fontes com contradições internas. Outro golpe contra a autoridade e unidade das Escrituras foi desferido na segunda metade do século 20, pelo ataque furioso do pós-modernismo. A nova tendência é enfatizar, não o verdadeiro significado das Escrituras, mas os vários sentidos a ela atribuídos pelos seus leitores.

Já os adventistas do sétimo dia, por sua vez, continuam enfatizando a unidade, a autoridade e a confiabilidade das Escrituras. Mas para manter tal convicção, o estudante bíblico deve achar respostas honestas para as quatro seguintes questões: 1) Que base existe para se falar de harmonia nas Escrituras? 2) Como tratamos algumas das principais áreas nas quais tal harmonia nem sempre é evidente? 3) Como o milagre da inspiração preservou a unidade da Palavra de Deus? e 4) Qual o papel do Espírito Santo em nos ajudar a reconhecer essa unidade?



Harmonia interna das Escrituras



Nessa área precisamos considerar pelo menos duas questões fundamentais: Primeira, o relacionamento entre a Palavra de Deus e as culturas contemporâneas nas quais ela foi originalmente transmitida. Nas Escrituras, pode-se perceber facilmente um constante diálogo entre princípios universais e as aplicações específicas desses princípios, dentro de um contexto cultural particular. Tal percepção não pode ser considerada como condicionamentos culturais que distorcem a unidade básica da Palavra de Deus, mas precisamente o oposto: princípios universais que transcendem qualquer cultura específica.

Por exemplo, a Bíblia menciona várias ocasiões nas quais Deus tolerou certos desvios humanos de Seus planos originais, como nos casos de poligamia (ver Gênesis 16:1-15; 29:15-30:24, etc.) e divórcio (ver Mateus 19:3-12; Marcos 10:2-12). Existem outras conjunturas onde os primeiros cristãos foram aconselhados a respeitar certos elementos culturais específicos, como no caso respeitante às mulheres usarem véu ao orar ou profetizar (I Coríntios 11:2-16), e permanecer caladas na igreja (I Coríntios 14:34-35). Mas o teor geral das Escrituras é que sua religião deve transcender e transformar o contexto cultural.

G. Ernest Wright explica que “o Antigo Testamento dá eloqüente testemunho de que a religião cananita era o agente desintegrador mais perigoso que a fé de Israel tinha de enfrentar” (ver Deuteronômio 7:1-6).1 Floyd V. Filson acrescenta que no primeiro século d.C. os judeus, e posteriormente os judaizantes, “reconheciam o fato de que o Evangelho era algo diferente das mensagens religiosas que haviam conhecido”, e que “isso estava rompendo com os limites do judaísmo contemporâneo” (ver Mateus 5:20).2

A segunda questão que deve ser considerada por aqueles que estão interessados em compreender a unidade das Escrituras, é a perspectiva metodológica pela qual se investiga as Escrituras. Do próprio testemunho das Escrituras percebe-se que a Bíblia está mais próxima do mundo oriental, a partir de uma perspectiva mais sistêmica e integral da realidade, do que do mundo ocidental, com uma perspectiva mais analítica e compartimentalizada. Esse é um importante aspecto a ser levado em consideração ao definirmos nossa abordagem metodológica das Escrituras.

Se começarmos olhando indutivamente em busca de divergências nas Escrituras, acabaremos “encontrando diferenças em vez de harmonia e unidade”. Se, por outro lado, principiarmos olhando dedutivamente, poderemos descobrir uma unidade básica que integra suas várias partes.3 Muitas inconsistências aparentes podem ser harmonizadas se avançarmos das grandes molduras temáticas das Escrituras para os detalhes menores, em vez de iniciarmos por esses pormenores e desconhecermos as estruturas básicas às quais pertencem.



Áreas problemáticas



Existem, porém, algumas áreas importantes de supostas “inconsistências” internas da Bíblia, que as pessoas usam freqüentemente para solapar o conceito de sua unidade. Consideremos brevemente cinco dessas áreas e vejamos como esses problemas podem ser solucionados.

Tensões entre o Antigo e o Novo Testamentos. Algumas pessoas falam a respeito de várias tensões dicotômicas entre o Antigo e o Novo Testamentos, referindo-se a tópicos como a justiça de Deus versus Seu amor e a obediência à lei versus salvação pela graça. Essas tensões podem ser solvidas se reconhecermos claramente o relacionamento tipológico entre ambos os Testamentos, e que justiça e amor, lei e graça, são conceitos desenvolvidos ao longo de ambos os Testamentos.

Salmos imprecatórios. Alguns vêem os salmos imprecatórios, com suas orações de vingança e maldição aos ímpios (ver Salmos 35; 58, 69; 109; 137, etc.), como em direta oposição às amorosas orações de Cristo e de Estêvão em favor dos seus inimigos (Lucas 23:34; Atos 7:60). Na tentativa de solucionar esse problema, não devemos nos esquecer de que o Novo Testamento cita os salmos imprecatórios como inspirados e autorizados, e que no Antigo Testamento os inimigos do povo do concerto eram considerados inimigos do próprio Deus. Parece bastante evidente, portanto, que esses salmos devem ser compreendidos dentro da moldura teológica da teocracia do Antigo Testamento.

Problemas sinópticos. Provavelmente nenhuma outra área tem gerado tanta controvérsia em relação à unidade da Palavra de Deus, como o chamado problema sinóptico. Jamais conseguiremos explicar plenamente como os primeiros três Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) foram escritos; qual foi realmente a dependência de um para com o outro e como harmonizar algumas pequenas discrepâncias nos relatos paralelos. Robert K. McIver afirma em The Four Faces of Jesus que “não existe razão para se supor que as informações trazidas à luz por uma acurada investigação do problema sinóptico, provejam qualquer base para se duvidar da historicidade fundamental dos eventos mencionados nos Evangelhos. Em realidade, elas provavelmente comprovam o oposto, sendo uma evidência da sua confiabilidade.”4

A justificação em Paulo e Tiago. Outra área problemática que nem sempre tem sido compreendida claramente por algumas pessoas, é a clássica tensão entre a declaração de Paulo de que “o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” (Romanos 3:28), e as palavras de Tiago de que “uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (Tiago 2:24). Mas essa tensão pode ser solucionada se tivermos em mente que enquanto Paulo está respondendo ao uso legalístico das “obras da lei” como meio de salvação (Romanos 3:20; cf. 3:31; 7:12), Tiago está criticando a profissão antinominiana de uma fé “morta”, tão destituída de frutos como a fé descomprometida dos demônios (Tiago 2:17, 19).

Erros fatuais. Existem aqueles que negam a unidade básica da Palavra de Deus porque, pensa eles, ela contém um grande número dos chamados “erros fatuais”. Muitos desses supostos “erros” não são realmente erros, mas apenas falta de compreensão das verdadeiras questões envolvidas. Um exemplo disso é a maneira como Edwin R. Thiele demonstrou que muitas das pretensas lacunas e discrepâncias na cronologia bíblica dos reis de Israel e Judá podiam ser sincronizadas.5 Ao mesmo tempo, devemos reconhecer que não temos condições de solucionar todas as dificuldades das Escrituras.6

A despeito da existência de algumas imprecisões em detalhes insignificantes, existem evidências suficientes que demonstram que tais inexatidões não distorcem o conceito básico comunicado pelo texto no qual aparecem, e não rompem a unidade básica da Palavra de Deus.

Não obstante, alguns podem indagar: Por que Deus permitiu que esses problemas permanecessem nas Escrituras? Não poderia ter Ele corrigido alguns deles, de modo que nossa compreensão fosse mais fácil? Essas não são perguntas fáceis de responder, mas creio que existam algumas razões importantes pelas quais Deus não solucionou essas áreas problemáticas.

Devemos reconhecer que Deus confiou Sua mensagem a seres humanos – “vasos de barro” (II Coríntios 4:7) – e esses, por sua vez, a transmitiram em sua linguagem imperfeita. Além disso, a Palavra de Deus destinava-se a servir como uma “luz” para o caminho (Salmo 119:105) dos seres humanos de todas as épocas e lugares. Na qualidade de “pão” espiritual (Mateus 4:4) que testifica do “pão vivo que desceu do céu” (João 6:51), a Bíblia deveria falar a ricos e pobres, cultos e incultos, no contexto em que eles viviam.

Se a Bíblia fosse um livro de “uniformidade monótona”, as pessoas a leriam uma ou duas vezes e então a colocariam de lado como fazem com os jornais velhos. Mas a Bíblia possui uma profunda, “rica e colorida diversidade de testemunhos harmoniosos, todos eles revelando uma beleza rara e distinta”, que a tornam tão atrativa.7 Embora sua mensagem essencial seja perfeitamente compreensível, mesmo às pessoas comuns, a Bíblia possui tal profundidade de pensamento que todos os eruditos e pessoas simples que a estudaram ao longo dos séculos, não foram capazes de esgotar o seu significado e de solver todas as suas dificuldades.



O milagre da inspiração



Mas como o milagre da inspiração salvaguardou a unidade da Palavra de Deus? Até que ponto podemos esperar harmonia dentro das Escrituras? Deveríamos supor, como algumas pessoas fazem, que a Bíblia é confiável apenas em questões de salvação? Podemos isolar as partes cronológicas, históricas e científicas da Escritura de seu propósito salvífico geral?

Como argumentei em outro artigo, a Bíblia reivindica para si uma natureza integral e abrangente, formando uma unidade indivisível (Mateus 4:4; Apocalipse 22:18, 19), e apontando para a salvação como seu objetivo (João 20:31; I Coríntios 10:11). Além disso, a Escritura descreve a salvação como uma ampla realidade histórica, relacionada a todos os demais temas bíblicos. E é precisamente esse inter-relacionamento temático geral que torna quase impossível para alguém falar da Bíblia em termos dicotômicos, como confiável em alguns tópicos e não em outros.

“Uma vez que o propósito primário da Bíblia é desenvolver fé para a salvação (João 20:31), suas seções históricas, biográficas e científicas provêem, muitas vezes, apenas as informações específicas necessárias para atingir esse propósito (João 20:30; 21:25). Apesar de sua seletividade em algumas áreas do conhecimento humano, isso não significa que as Escrituras não sejam dignas de todo o crédito nessas áreas.” “Toda a Escritura é inspirada por Deus” (II Timóteo 3:16) e nossa compreensão de inspiração deveria sempre preservar esse escopo abarcante.8

Sem endossar a infalibidade calvinista, temos razões suficientes para crer que a Bíblia é infalível em seu propósito salvífico e confiável em seu completo inter-relacionamento temático. De acordo com T. H. Jemison, nas Escrituras “existe unidade em seu tema – Jesus Cristo, Sua cruz e Sua coroa. Existe completa harmonia de ensinamentos – as doutrinas do Antigo Testamento e as do Novo são as mesmas. Existe unidade de desenvolvimento – uma constante progressão desde a criação e a queda, até a redenção e a restauração final. Existe unidade na coordenação das profecias.”9

A atuação do Espírito Santo

A unidade subjacente da Palavra de Deus foi gerada pela direta atuação do Espírito Santo na produção das Escrituras. Paulo afirma em II Timóteo 3:16 que “toda a Escritura é inspirada por Deus”. Pedro acrescenta que “nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (II Pedro 1:20, 21).

Uma vez que foi o Espírito Santo quem gerou a unidade da Palavra de Deus, apenas Ele pode iluminar nossa mente para percebermos a coesão que sustenta a Bíblia. Cristo prometeu aos Seus discípulos que o Espírito Santo viria para guiá-los “a toda a verdade” (João 16:13). Paulo declara que “o Espírito Santo ensina, comparando coisas espirituais com espirituais” (I Coríntios 2:13, NKJV).



Conclusão



Hoje, lamentavelmente, muitos cristãos perderam sua confiança nas Escrituras e as estão relendo da perspectiva de suas próprias tradições (tradicionalistas), da razão (racionalistas), da experiência pessoal (existencialistas), e mesmo da cultura moderna (culturalistas). Cansados da aridez de tais ideologias humanas, muitos outros estão buscando um fundamento mais firme sobre o qual ancorar a sua fé.

Mas se a nossa âncora está firmada na própria Palavra, crendo que o seu testemunho não é o resultado de invenções humanas, mas um dom divino para revelar Deus e o Seu amor redentivo à humanidade, então não temos nada a temer ou a perder. O Espírito Santo que gerou a origem, a unidade e a autoridade da Palavra, pode também iluminar a nossa mente para reconhecermo-la como tal. Teorias humanas podem surgir e desaparecer (ver Efésios 4:14), mas “a palavra de nosso Deus permanece eternamente” (Isaías 40:Cool.



por Alberto R. Timm
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Mensagem por brandonloco Sáb Mar 06, 2010 11:23 am

Acho importante discutir sobre isso, mesmo sendo um fórum Maker rm muitos jogos existem uma discussão sobre religião, que fala sobre clérigos, padres e etc...
Agora indo direto ao ponto...


Eu acredito apenas em 50% do que está escrito na Biblia, o porquê disso?
Eu sou um Eremita em si, e não tenho nenhuma religião em si fixa, pois a biblia foi escrita pelo homem e tudo que o mesmo faz é para se valorizar..
Existe um ditado que diz "quem conta um conto, aumenta um ponto", e metade do mundo não acredita na mitologia grega porquê esses pontos foram aumentados demaziadamente, ja na religião cristã ouve até mesmo guerras e muita gente a aceitou de forma não voluntaria, isso eu falo dos nosso antepassados é claro...

Não acredito em religião alguma em sí, acredito em poucas coisas da biblia que são verdadeiras, mas muitas são falsas...

Acredito em Deus, mas não venero Jesus Cristo, pois eu sou filho de Deus assim como o mesmo, e não acredito de forma alguma que maria engravidou de Deus...
Por mais que Jesus tenha sido um bom homem, acho relativamente sem sentido dizerem que ele renasceu após ser pregado em uma cruz...
Muita gente era pregada na cruz na época, porquê só Jesus ficou com a Glória eterna!? Acho uma tremenda injustiça.

Bem, o que eu acho é isso...acredito que haja um Deus...mas não acredito que ele tenha feito o homem de sua forma e semelhança, e penso sempre, Deus não pode ser uma formiga? Um elefante? Um passaro? ou algum extraterrestre que nunca vimos na vida??
O Homem foi tão egoísta que acabou escrevendo que Deus tem nossa aparecência e isso pra mim é o cumulo do egoísmo.

Eu vejo o mundo da forma mais critica possivel e respeito todos os Deuses e Etnias existentes, e acho que é assim que tem que ser, viva o aqui e o agora!

Eu nunca tento converter ninguêm a pensar como eu penso, pois se todos pensassem assim o mundo estaria um completo caos...
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Mensagem por Rigardo Seg Mar 08, 2010 8:51 pm

Não tem essa de 50%

Ou voce acredita 100% ou é ateu

Pois a biblia é a palavra de Deus.
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Mensagem por Ure¢a Seg Mar 08, 2010 10:32 pm

Isso eu discordo Rigardo. Mesmo não acreditando 100% na biblia a pessoa pode acreditar em Deus. Isso é de cada um.
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Mensagem por brandonloco Ter Mar 09, 2010 12:17 am

Não tem essa de 50%

Ou voce acredita 100% ou é ateu

Pois a biblia é a palavra de Deus.

Sim , mais foi escrita pela homem...e de geração em geração ela foi modificada...
E de qualquer forma não sou Ateu, pois tenho uma religião...miha própria religião...sou um Eremita e tenho meus ideais...apenas sigo o que acho melhor seguir e acredito no que é mais cabivel acreditar...simples assim...
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Mensagem por Rigardo Ter Mar 09, 2010 8:37 pm

Nas coisas ou voce é ou não é.

Tudo bem se voce acredita em 50%, mas isso então significa que voce não é cristão.

o verdadeiro cristão acreditará na biblia cegamente.

Palavra do senhor.


Bom, deus te abençoe^^
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Mensagem por Ure¢a Ter Mar 09, 2010 8:41 pm

Ele é Eremita Rigardo.
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Mensagem por Rigardo Ter Mar 09, 2010 8:43 pm

oh..não prestei atenção^^

Mil desculpas
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Mensagem por erikedu Ter Mar 09, 2010 9:36 pm

kkkk
que é isso???
pô brandonloco...
vc aha que um homem naquela época ia ficar perdendo tempo escrevendo um livro como esse?
isso tudo foi pela direção de Deus!!
ele instruiu o homem para isso tendeu?
hehehehehe
vc tem que ler a biblia pra entender...
flow
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Mensagem por brandonloco Qua Mar 10, 2010 2:25 pm

Se alguêm não fala a verdade logo d euma vez eu tenho de falar não é mesmo???

A Bíblia existe para um único e verdadeiro propósito...para o homem acreditar me tudo o que esta escrito nela!
Não importa qual o povo que ja tenha existido na face da terra, todos tiveram já alguma religião..e o porquê disso???

Porquê o Homem não vive se não tem no que acreditar enquanto esta vivo, se ão tem o qu esperar alem de sua própria vida...

Se a bíblia não existisse as guerras no mundo seriam muito mais contantes...a bíblia faz com que a pessoa tema a mão de Deus, e quando há esse medo a pessoa pensa duas vezes antes de fazer uma burrada...antes de matar alguem...


Exemplo : Você está andando de carro na rua, vem um cara e risca seu carro...
Você ao invés de correr atraz dele diz : Deus é justo, mais me dar um carro novo e ainda punir este cidadão...

------------

Mais o porquê você diz isso? Porquê desde pequeno leu a bíblia, tem sua religião...caso isso não existisse você correria atraz do cara e se o pegasse talvez até o mataria...

Com a bíblia muitas vidas deixaram de ser perdidas..então continuem acreditando 100%nela já que assim o mundo se torna melhor...
Purisso não convenço ninguêm a pensar como eu penso...

Simples assim...como diz aquela frase. "Faça o que eu digo mais não faça o que eu faço"
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Mensagem por TanatosMaker Qua Mar 10, 2010 9:45 pm

Acho bobagem discutir esse tipo de assunto, afinal aqui não precisamos dizer quem realmente somos, na vida real tudo bem.

Discutir religião é igual politica, nunca tem um certo...
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Mensagem por Ure¢a Qua Mar 10, 2010 9:51 pm

Concordo plenamente TanatosMaker.
TanatosMaker escreveu:Discutir religião é igual politica, nunca tem um certo...
Mais a pessoal se quiser pode falar quem é na vida real A Biblia é confiável? 90375 .
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Mensagem por TanatosMaker Qua Mar 10, 2010 9:52 pm

Mas quem garantirar que é verdade sem olhar olho no olho?
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Mensagem por Rigardo Qui Mar 11, 2010 8:45 pm

Mas quem garantirar que é verdade sem olhar olho no olho?

Apenas a fé... ou você a tem ou não tem.

Deus lhe abençoe.
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Mensagem por brandonloco Sex Mar 12, 2010 12:50 am

a palavra "Fé" significa ter no que acreditar...
Não é necessário ser cristão nem nada do tipo...
Até mesmo um Ateu pode ter "fé"...ele pode ter "fé" naquilo que ele julga mais importante...
Acho interessante essas discussões spara ver o ponto de vista de cada um sobre o assunto...
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Mensagem por TanatosMaker Sáb Abr 03, 2010 3:19 am

Rigardo escreveu:
Mas quem garantirar que é verdade sem olhar olho no olho?

Apenas a fé... ou você a tem ou não tem.

Deus lhe abençoe.
É mais do que óbvio que a maioria dos crentes são assim, por isso mesmo não servem para ser psicólogos e nem cientistas, o simples fato de justificarem fenomenos ou atitudes com abstrado já prova isso.

É o mesmo que pedir uma prova concreta de que o homem esteve na lua, não existe, o que um video? a midia?
Pura hipocresia, provas concretas são provas concretas, fé é outras coisa.
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Mensagem por brandonloco Sáb Abr 03, 2010 7:38 am

Aqueles que acreditam demasiadamente na fé fazem isso pois tem medo de acreditar nos verdadeiros fatos...
O ser humano teme a morte mais do que tudo nesse mundo, é a verdade...Por isso inventam que quando morrem vamos para o céu ou para o inferno...é algo que não tem como contra dizer nem provar..
Eu acho bobagem, aproveite o máximo enquanto está vivo, ao invés de ficar rezando e esperar alguma oisa do outro lado...
Pra que deixar para viver na outra vida se você já está vivendo esta ???
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Mensagem por Rigardo Seg Abr 05, 2010 7:53 pm

Aproveitar a vida é uma frase horrivel...(entendam como quiser, se quiser eu explico o porque depois)

Eu diria que o certo é viver para Deus, para que após a morte você possa realmente aproveitar o que realmente é bom.

Deus os abençoe^^
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Mensagem por brandonloco Ter Abr 06, 2010 12:53 am

Eu diria que o certo é viver para Deus, para que após a morte você possa realmente aproveitar o que realmente é bom.

Isso é sim é uma frase horrivel...
Aproveitar depois que morreu???

Como dizia Wagon, o mestre do Obiwan kenobi
Viva o aqui e agora jovem padawan...

Se há vida do outro lado é algo incerto, mais que há vida aqui é certeza...
Se você acredita que vai aproveitar só depois que morrer porquê não se mata??? Todo cristão que ir pro céu quando morrer mais morrer ninguem quer A Biblia é confiável? 990487
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A Biblia é confiável? Empty Re: A Biblia é confiável?

Mensagem por Rigardo Qui Abr 22, 2010 7:44 pm

[i] Sim, aproveitar só depois da morte. A vida que a gente vê aqui é apenas para saber se somos merecedores ou não da verdadeira benção^^
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A Biblia é confiável? Empty Re: A Biblia é confiável?

Mensagem por [Executor] Qui Abr 22, 2010 8:24 pm

Mais não existe nenhuma Prova Concreta, disso. E nem de nada que esta
escrito na Bíblia.
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