Sistema de Reforço/Invocação para inimigos[+chefão hardcore]

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Sistema de Reforço/Invocação para inimigos[+chefão hardcore]

Mensagem por Hagrifield em Qui Ago 19, 2010 11:33 pm

SISTEMA DE REFORÇO PARA OS INIMIGOS


Por: HAGRIFIELD


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DÚVIDAS

P: Há como usar nos outros makers?
R: Desde que haja formas de transparecer inimigos na batalha, tem sim.

P: É customizável?
R: Sim, pode ser customizado.

P: Posso criar quantos monstros eu quiser, e colocar novas maneiras de invocação?
R: Claro que pode, como dito na pergunta acima, é customizável.

NOTA:Coloquei também 1 chefe hardcore(f**** na linguagem coloquial Hehe ), espero
que curtem a luta e o sistema xD.

INTRODUZINDO O TUTORIAL

Bem, vocês já devem ter visto nos games que alguns monstros invocam ou chamam outros
para ter 1 ajudinha na luta, correto?Então este tutorial(QUE RACHEI A CUCA PRA FAZER),
vai exatamente mostrar isto, o que vai precisar?

3 SWITCHES
X VARIÁVEIS(Limite será explicado na segunda parte.
1 GRUPO DE MONSTROS
CONHECER FORKS E VARIÁVEIS

A SKILL


Bem, vamos começar pelo grupo, crie 1 monstro com o nome que desejar, e depois, crie 1
SKILL com o nome REFORÇO, deixe-o assim:

TIPO DE SKILL - SWITCH(Vamos colocar como Switch INVOCAÇÃO)
USAR EM- BATALHA
SWITCH A SER ATIVADA - "XXXX - REFORÇO"
EFEITO SONORO - "Cold 7" < OPCIONAL


Pronto, já criaram a Skill que iremos usar para o sistema, agora vamos para a segunda parte:

2º - GRUPO DE MONSTROS E VARIÁVEIS

Após ter criado a skill Invocação, vamos criar o grupo de monstros, pode colocar monstros da
RTP se quiser, mas vamos fazer o seguinte, crie 1 monstro que irei apelidar de "Chico", coloque
APENAS a skill que a gente criou.

Feito isso, vamos voltar ao grupo de monstros, coloque CHICO e dois SLIMES, clique com o botão
direito nos slimes e marque a opção de ROUTE FROM APPERANCE(provavelmente só terá essa opção se
for RPG Maker 2000), feito isso NOS 2 SLIMES, vamos para o evento, será separado por 4 páginas
para o sistema:

"Se caso quiser colocar 1 diálogo, crie a página com a condição de Nº de turnos = [0]"

Vamos considerar esta a terceira parte:

3º - COLOCANDO O SISTEMA EM PRÁTICA

Agora chegamos aqui, sem enrolações, vamos lá!

1ª PÁGINA:

- CONDIÇÃO DE INÍCIO: Switch INVOCAÇÃO -

MONTANDO A PÁGINA:

1º Passo - Criar uma condição IF(Fork Conditions), a condição será da switch que iremos chamar de
PAUSAR INVOCAÇÃO estar OFF, marque a opção (ELSE/EXCEPTING/SENÃO)

-Dentro da fork, se switch = OFF, então irá ativar a switch(que iremos apelidar de USOU INVOCAÇÃO)
-Dentro de ELSE CASE, coloque uma mensagem dizendo:
"Chico está tentando invocar, mas não consegue."
Após a mensagem, coloque a switch USOU INVOCAÇÃO como OFF aqui.
-E logo na END CASE, iremos colocar desligar a switch INVOCAÇÃO(deixando a OFF)

COMO VAI FICAR A PÁGINA:



Trigger:SWITCH [XXXX:INVOCAÇÃO]-ON

<>IF Optn.Switch[XXXX:INVOCAÇÃO]-ON then
<>Change Switch[XXXX:USAR INVOCAÇÃO]-ON set
<>
Excepting Case
<>Msg:"Chico está tentando invocar, mas não consegue."
<>Change Switch[XXXX:USAR INVOCAÇÃO]-OFF set
<>
End Case
<>Change Switch[XXXX:INVOCAÇÃO]-OFF set
<>


2ª PÁGINA:

- CONDIÇÃO DE INÍCIO: Switch USOU INVOCAÇÃO -

MONTANDO A PÁGINA:

1º Passo - Agora iremos usar variáveis, vamos nomea-la como "INVOCAÇÃO RANDOM", crie 1 e deixe como RANDOM/
ALEATÓRIO como de 0 a 100.

2º Passo - Vamos colocar condição IF(Fork Conditions) mais uma vez, mas iremos colocar a varíavel que criamos,
coloque valor 50 e coloque como ABOVE/ACIMA a condição, deixe a ELSE marcada!!!

-Coloque a condição do Slime 1 como NORMAL/CANCEL(Ressucitá-lo quando morrer)
-Recupere o life todo do slime, olhe o MAX HP dele, no caso, coloque 16.
-Repita essas 2 tarefas citadas para o Slime 2
-Agora, iremos fazê-los aparecer, vá em CHANGE ENEMY APPEARENCE/MUDAR APARIÇÃO DO INIMIGO, e coloque os
dois slimes para aparecer.
-Para fechar esta parte da FORK, iremos fazer o seguinte, a switch PAUSAR INVOCAÇÃO será ativada, e as outras
duas na qual trabalhamos(USOU INVOCAÇÃO E INVOCAÇÃO) serão desativadas.


-Agora iremos para a ELSE CASE, esta será a parte mais simples dessa FORK, coloque 1 mensagem assim:
"Não conseguiu completar a invocação"
(OPCIONAL: PODE COLOCAR PENALIDADES COMO PERDA DE SANGUE POR EXEMPLO)
-Apenas desative as duas switches(USOU INVOCAÇÃO E INVOCAÇÃO) aqui, e deixe o END CASE VAZIO!!!!

COMO VAI FICAR A PÁGINA:



Trigger:SWITCH [XXXX:USOU INVOCAÇÃO]-ON

<>Variable Op.[XXXX:INVOCAÇÃO RANDOM] set Randm[0*100]
<>IF Optn.Variable[XXXX:INVOCAÇÃO RANDOM]-50 then
<>Set Enemy Condition:X Slime Normal Cancel
<>Change Enemy HP: X Slime - 16 Recovery
<>Set Enemy Condition:X Slime Normal Cancel
<>Change Enemy HP: X Slime - 16 Recovery
<>Enemy Appears: X - Slime
<>Enemy Appears: X - Slime
<>Change Switch[XXXX:PAUSAR INVOCAÇÃO]-ON
<>Change Switch[XXXX:INVOCAÇÃO]-OFF
<>Change Switch[XXXX:USOU INVOCAÇÃO]-OFF
Excepting Case
<>Msg:"Não conseguiu completar a invocação."
<>Change Switch[XXXX:INVOCAÇÃO]-OFF set
<>Change Switch[XXXX:USOU INVOCAÇÃO]-OFF set
<>
End Case
<>


3ª PÁGINA:

- CONDIÇÃO DE INÍCIO: Switch PAUSAR INVOCAÇÃO -

Agora ficou mais light até aqui

MONTANDO A PÁGINA

1º Passo - Iremos criar 2 variáveis para definir o sangue dos 2 slimes, então nomearemos para
Monstro 1 e Monstro 2, defina-a como a HP do Slime X.

2º passo - Criar 2 Forks SEM ELSE CASE, colocando como as 2 variáveis ficarem zeradas, para isso,
coloque valor ZERO como a condição e deixe como IGUAL!

Vai ficar assim:



Trigger = Switch[XXXX:PAUSAR INVOCAÇÃO]-ON

<>IF Optn.Variable[XXXX:MONSTRO 1]= 0 then
<>IF Optn.Variable[XXXX:MONSTRO 2]= 0 then
<>Change Switch[XXXX:PAUSAR INVOCAÇÃO]-OFF
<>
End Case
<>


4ª e última página:

- CONDIÇÃO DE INÍCIO: SANGUE DO CHICO = 0% -


Apenas desative as 3 switches que usamos aqui, e TCHARAN!Está tudo pronto!



Trigger: Enemy Chara [X: CHICO] HP = 0%

<>Change Switch[XXXX:PAUSAR INVOCAÇÃO]-OFF
<>Change Switch[XXXX:INVOCAÇÃO]-OFF
<>Change Switch[XXXX:USOU INVOCAÇÃO]-OFF


PRONTO!SUA BASE PARA OUTRAS INVOCAÇÕES ESTÁ FEITA!


CASO QUEIRA COLOCAR TEMPOS DIFERENTES PARA CADA INVOCAÇÃO...
É simples, basta criar FORKS na segunda página, colocando valores diferentes na parte randômica, COM CONDIÇÕES
COMO ACIMA DE 50 E ABAIXO DE 50, podendo tornar o sistema mais interessante ainda!

ÚLTIMA PARTE: TESTANDO

Simplesmente vá em TEST BATTLE, fique apenas defendendo, se o inimigo invocar e tudo ficar beleza, sinal
que você fez tudo direitinho, pode fazer de uma forma em que ele invoque apenas 1 ou 2 monstros, mas separando
as páginas da outra, eu acho que assim ficaria mais interessante.


CONCLUSÃO: O QUE APRENDEMOS AQUI?

Aprendemos a fazer um sistema customizável de chamar reforços ou invocações para os oponentes, deixando o
game muito mais interessante, provavelmente ajudei muitos makers com este tutorial, fiz exatamente por nunca
ver algo do tipo, espero que tenham gostado e ralei pra caramba pra fazer isto, então tenham dó de mim rsrs!

Qualquer dúvida, entre em contato comigo ou mande e-mails para:

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ESPERO QUE GOSTEM E EU VOU NESSA! VALEU!
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