[Tutorial]Engine XP
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[Tutorial]Engine XP
Para iniciantes poderem entender como mexer no Maker XP. Tem palavras em ingles, pq esse tutorial foi feito quando lançou o RMXP
É fundamental ter em mente – ou até mesmo no papel – uma boa história, com personagens principais, acontecimentos do passado e do futuro, amigos e inimigos e possíveis reviravoltas na trama. Acredite, seguir um roteiro ajuda bastante e torna o jogo muito mais divertido.
O RPG Maker XP possui quatro modos diferentes de edição. São eles: Lower Layer, Middle Layer, Upper Layer e Event Layer. Nós trabalharemos com os quatros quase que simultaneamente.
O modo Lower Layer pode se ativado através da tecla F5. Nesse modo são selecionados os tiles que forma ao piso do cenário.
O modo Middle Layer determina os objetos que irão interagir com o personagem. Podemos colocar um baú na frente dele para impedir sua passagem, uma árvore, um poço e outras coisas do tipo. Para ativar esse modo, basta apertar a tecla F6.
É nesta camada que colocaremos os objetos finas que irão se sobrepor aos preexistentes no cenário. Aperte a tecla F7 para acessá-lo.
Este modo é ativado através da tecla F8. Ele é um dos modos mais importantes. Já que é agora que definiremos as ações dos personagens e também a interatividade de cada um com objetos e elementos do cenário.
Na janela principal do programa, clique na guia File e depois em New Project para ver a tela a seguir.
RPG Maker XP
O Início da Jornada
O Início da Jornada
É fundamental ter em mente – ou até mesmo no papel – uma boa história, com personagens principais, acontecimentos do passado e do futuro, amigos e inimigos e possíveis reviravoltas na trama. Acredite, seguir um roteiro ajuda bastante e torna o jogo muito mais divertido.
Modos de Edição
O RPG Maker XP possui quatro modos diferentes de edição. São eles: Lower Layer, Middle Layer, Upper Layer e Event Layer. Nós trabalharemos com os quatros quase que simultaneamente.
Lower Layer
O modo Lower Layer pode se ativado através da tecla F5. Nesse modo são selecionados os tiles que forma ao piso do cenário.
Middle Layer
O modo Middle Layer determina os objetos que irão interagir com o personagem. Podemos colocar um baú na frente dele para impedir sua passagem, uma árvore, um poço e outras coisas do tipo. Para ativar esse modo, basta apertar a tecla F6.
Upper Layer
É nesta camada que colocaremos os objetos finas que irão se sobrepor aos preexistentes no cenário. Aperte a tecla F7 para acessá-lo.
Event Layer
Este modo é ativado através da tecla F8. Ele é um dos modos mais importantes. Já que é agora que definiremos as ações dos personagens e também a interatividade de cada um com objetos e elementos do cenário.
Criando o Primeiro Mapa
Na janela principal do programa, clique na guia File e depois em New Project para ver a tela a seguir.
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