Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1

+2
Bulacha
Jeff MasterBee
6 participantes

Ir para baixo

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 Empty Criando seus próprios wallpapers...AULA 1

Mensagem por Jeff MasterBee Sex Abr 02, 2010 12:32 am

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 Tpico

Bom, recebi várias vezes pedidos para postar tutoriais sobre photoshop, graças aos meus trabalhos cada vez melhores utilizando o programa, estes pedidos aumentaram ainda mais, e eu resolvi atender os pedidos.
Então estou postando semanalmente, meu primeiro tutorial de Photoshop ensinando a minha mais utilizada técnica na criação de wallpapers.
Este tutorial será dedicado aos mais experientes, aqueles que já fazem bons trabalhos como assinaturas, users bars, pictures de projetos e até em próprios walls, mas que gostariam de expandir seus horizontes, em relações a técnicas para deixar seus trabalhos ainda mais belos.
Neste tutorial eu passarei aos leitores, as minhas mais diversas técnicas na criação de wallpapers, as quais já tiveram grande recebimento em concursos e fóruns de desing.
Lembrando que utilizando desta mesma explicação, consegui ensinar alguns emmbros iniciantes, que hoje estão fazendo ótimos trabalhos.

Neste tutorial, teremos exatamente 6 Capítulos, ou seja, levaremos 1 mês e meio para concluir seu aprendizado, talvez menos tempo se minha agenda esvaziar....^^
Após o fim destes 6 Cap., só dependera de meu tempo vago e da opinião de vocês se os tutos devem ou não continuar, porém com estes 6 cap., Passarei a vocês leitores as minhas 6 técnicas mais utilizadas e que são as marcas de minhas principais características neste ramo.
Mas vamos ao que interessa, você quer mesmo é aprender Photoshop não é mesmo? Então vamos lá!
Começamos por uma breve introdução.

O Adobe Photoshop
O Adobe Photoshop é uma das mais poderosas ferramentas para edição de imagens já existentes, por ser uma ferramenta de grande uso por muitos em todo o planeta, este é com toda certeza o editor de imagens que mais possui acesso a inovações, para aqueles que não entenderam muito bem, ou que se morderam a defender seus outros editores de imagens favoritos, eu irei explicar melhor:
Que o Photoshop é a melhor ferramenta de edição de imagens ninguém pode dizer, afinal isto depende do usuário, uma vez que para mim seja, para você ou para seu colega pode não ser, mas uma coisa eu posso dizer com total firmeza e certeza, o Photoshop é sim o editor de imagens mais utilizado no planeta, portanto, por via da Internet, sempre encontramos inovações, como novas brushes, plugins, degrades, texturas e etc...Portanto nós usuários do photoshop, poderemos sempre contar com a vantagem do fácil acesso a diferentes técnicas e a mais escolhas distintas de efeitos.
Porém deixaremos agora de bláblá...acho que todos já sabem que o Photoshop é uma grande ferramenta, vamos ao tuto.

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 Cap01
Devo antes avizar que eu utilizo o Adobe Photoshop CS2, portanto não sei dizer se as versões que vocês utilizam iram ter todas as opções que eu utilizar, e se tiverem, não sei se estaram na mesma localidade.
Bom primeiramente precisamos encontrar uma render ideal para nosso wallpaper, pode ser uma render do personagem que você preferir, porém nesta nossa aulinha, gostaria que vocês utilizassem a mesma render que eu, pois assim, teremos melhor rendimento, e quando você aprender a técnicas de efeitos de hoje, poderá utilizar a mesma idéia com sua render de preferência.
A render que eu escolhi foi esta abaixo:

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 Renderdosonic

Eu escolhi esta render, por 4 grandes motivos:
1° Motivo - Ela já esta recortada, e muito bem recortada por sinal, portanto não precisaremos fabricar nossa render a partir de uma imagem com o personagem, sendo assim, isto no poupa tempo e trabalho;
2° Motivo - Esta render possui um ótimo padrão de brilho e contraste, e nos seus trabalhos com wallpapers, brilho e contraste será algo muito importante daqui para frente;
3° Motivo - Este personagem possui uma ótima harmonia de cores, sendo que ele só possui 3 principais tons de cores (azul, branco e vermelho), e a partir de hoje você restar atenção nisto, quanto menos tons de cores, melhor o resultado final.
4° Motivo - Eu adoro o Sonic....^^

Bom já com a render em mãos, quer dizer...na tela, vamos arregaçar as mangas e trabalhar em cima dela (espero que você não tenha subido em cima de seu monitor...¬¬).
Primeiramente abra o Adobe Photoshop, e crie um novo projeto.
Nesta tela, coloque um nome a seu projeto, a predefinição de tamanho deve ser 1024 x 768 (tamanho padrão do plano de fundo de computadores). Agora deixe o conteúdo de Plano de Fundo em Transparente, e o Modo de Cores em Cores RGB, o restante pode deixar como esta e click em ok.

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 68837941

Agora com a janela criada, em ”Arquivo/Abrir” ou utilizando o atalho no teclado Ctrl+O, va no diretório em que salvou a render do Sonic e a abra.
Com ela aberta no photoshop, você ira colocar a render na nova tela que criamos, para isto existem vários meios, porém irei explicar o mais simples deles, que é somente arastar a camada para cima da tela que criamos.

Agora com nossa render na nossa tela, você pode fechar a outra janela, e começaremos agora a fazer as mágicas, é importante que você siga exatamente meus passos se for um novato, para veteranos isto é brincadeira, mas todos nós sabemos como é no inicio, e a partir deste ponto tentarei ser mais objetivo, pois não quero digitar o resto da vida e não quero que vocês se cansem de ler, portanto, se não entender alguma coisa post, mande MP, vamos ao trabalho pesado agora.

Clique na ferramenta zoom, e clique na nossa tela para ampliar nossa imagem.
Clique agora com o botão direito do mouse na ferramenta laço, e deixe na segunda chamada laço poligonal, com ela você pode selecionar somente a área desejada, utilizaremos ela para deletar o nome do brother que produziu para nosso uso essa ótima render, para isto, basta clicar em um ponto próximo da assinatura dele, e ir clicando até ter fechado o laço com a assinatura dele dentro do laço, como na imagem abaixo.

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 29028099

agora com a assinatura do cara selecionada, basta apertar a tecla Delete de seu teclado.

Utilize novamente a ferramenta de zoom, mas desta vez ao invés de clicar na tela, clique com o botão direito do mouse sobre a janela, e clique na primeira opção chamada Ajustar à tela.

Esta parte eu creio que muitos de vocês nunca utilizaram, ela esta presente em muitos de meus trabalhos, é a parte onde deixamos o fundo em escala de cinza e a render principal em destaque, por isto chamei este capitulo de aproveitamento total de uma boa render, pois você só terá um efeito legal, se a render for realmente boa a qual mereça um grande destaque, então aproveitaremos totalmente a render, desde a criação do fundo com ela mesma até os efeitos da fonte, que devem sempre seguir os padrões da render.

Vamos lá, primeiramente selecione toda a render, em seguida copie (Crtl+C), agora crie um novo projeto e como você copiou a render, o photoshop altomaticamente, ira deixar como predefinição de tamanho o tamanho ideal para a render que copiamos, a única coisa que você precisa fazer antes de clicar em OK, é deixar o Modo de Cores em Tons de Cinza, com isto feito clique em OK.
Com a nova tela aberta, cole (Ctrl+V) a render, e ela estará nos devidos tons de cinza, agora arraste esta camada para a nossa janela oficial, onde existe a nossa render colorida, após ter colocado a nova camada com a render cinza em nossa janela, você pode fechar a outra janelinha e deixar apenas a nossa, agora somente coloque a nossa ultima camada inserida, abaixo da camada com a render colorida.
Nesta altura do tutorial você deve estar nessa situação:

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 23870071

Agora com a camada da render em tons de cinza selecionada, utilize o atalho Ctrl+T do seu teclado ou ”Editar / Transformação Livre”, com isto poderemos alterar o tamanho da imagem, e a deixe bem maior, até boa parte do corpo não couber mais na janela, deixando somente a cabeça e uma parte do corpo e mãos, como na imagem a seguir:

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 88827119

Ainda com a camada em tons de cinza selecionada, vá em ”Filtro / Croqui / Papel Molhado”.

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 17251717

Ajeite a posição das camadas e deixe-as o mais próximo da figura acima possível, utilize a ferramenta Mover para isso.
Com isto você já esta pegando um de meus truques...hahaha...^^
Agora duplique a camada da render colorida, se você não sabe fazer isto, basta clicar com o botão direito sobre a camada e clicar na terceira opção chamada duplicar camada.
Com a camada duplicada, deixa a camada colorida que esta abaixo de sua cópia selecionada, e vá em ”Filtro / Desfoque / Desfoque Radial...”, e deixe as mesmas definições que seguem a figura abaixo e clique em OK.
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 85780308

Deixe a Opacidade desta camada em 50%.
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 86627983

Agora será necessário que você faça o download deste arquivo a seguir, seria ele um pack com brushes, gradients, uma font, este tuto salvo no Word, o wall concluído e o meu projeto do wall para você mesmo comparar com o seu, baixe isto, será de grande valia para você.
Abaixo segue-se o link para download:

http://www.4shared.com/file/102462952/767174a1/walls_aula_1_-_jeffmasterbee.html


Após ter feito o download do pack, extraia-o, jogue o arquivo das brushes e das gradients no dieretório ”Adobe / Adobe Photoshop... / Required”.
Primeiramente iremos criar o fundo branco, para isto basta utilizar a ferramenta lata de tinta com cor branca, na primeira camada do nosso projeto, que é uma camada vazia.

Agora acima da nossa camada em tons de cinza, crie uma nova camada.
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 22418774

Agora iremos criar as bordas do wall e utilizaremos o pack com as brushes que você fez o download.

Se você não sabe carregar uma Brushe, então eu irei explicar.

Brushes são as formas que utilizaremos como pincéis, pois além de uma bolinha sem graça, os nossos pincéis podem ser animais, flores, formas abstratas, e estas manchas para bordas.

Para utiliza-las, basta clicar na ferramenta pincel, e após isto, clique na janela de nosso projeto com o botão direito do mouse, então siga a imagem abaixo.

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 97456042

Uma janela abrirá, e basta você abrir o arquivo que você descompactou no diretório Required.

Agora que você carregou as brushes, clique na janela de nosso projeto novamente e escolha a forma do pincel, e agora o utilize nas bordas em cor preta, até que você tenha algo próximo do que esta na figura abaixo.
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 55605224

Crie uma nova camada acima da camada das bordas, e nela use a lata de tinta em cor preta para pintar totalmente a camada, após isto mude a opacidade desta camada para 13%.
Selecione a camada que esta acima de todas, e abra as opções de mesclagem, para isto basta clicar duas vezes rapidamente em cima da cada, porém não clique em cima de onde esta escrito e sim nos espaços vazios.
Masque e preencha as seguintes definições:
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 22891527

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 31302506

Esta ficando bonito hem...xD...e neste ponto falta só um pouco.
Continuemos, agora iremos colocar as fontes, e começaremos colocando o nome do nosso herói da render no fundo, dando assim um belo efeito visual.
Utilizaremos a font que esta no pack que eu hospedei para nossa aula, basta jogar ela no diretório ”Windows / Fonts”.
Com a font já instalada, vamos continuar a aula.
Clique na ferramenta de texto horizontal, e escreva o nome de nosso herói, para os que não lembram é SONIC...¬¬
Escrevam com a seguinte formatação:
font – xirod
tamanho – 125
Cor – S: 3%, B: 46%, R: 117, G:113, B:114 (para aqueles que não entenderam isto é cinza mais puxado pro tom escuro... ¬¬).
Esta camada devera ficar abaixo das renders coloridase e acima das restantes, portanto após escrever arraste ela para seu devido local.
Agora utilize a ferramenta de inclinação para modificarmos a estrutura da font, para quem ainda não conhece esta ferramenta sinto o prazer de apresentar, ela esta em ”Editar / Transformação / Inclinar”.
Incline a font com sabedoria, e tente deixa-la parecida com a figura abaixo.
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 46324745

Agora vá em ”Filtro / Estilização / Vento...”, ira abrir uma janela, pedindo para você trasterizar a camada de texto, clique em OK.
Uma janelinha ira abrir, deixe marcada as seguintes opções:
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 33641369

Repita este processo, somente mudando a direção para Da Direita.
Após isto, você deve ir em ”Editar / Transformação / Girar 90° Horário”, feito isso, repita o processo do efeito de vento com os dois lados, e após terminar este efeito na fonte, vá em ”Editar / Transformação / Girar 90° Anti-Horário”.
Neste ponto sua fonte deve estar como o da figura abaixo.
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 32108853

Agora comece a duplicar esta camada com o efeito do texto, e comece a espalhar pelo wall, faça isto umas 3 ou 4 vezes, mas mude seus tamanhos com a transformação livre, e inverte seu lado horizontal e incline deixando eles bem distintos, como na imagem abaixo:
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 77140919

Agora vamos finalizar, para isto iremos criar uma font colorida, com destaque, e esta font terá um efeito visual parecido com o do nosso herói da render.
Vamos lá, crie uma nova camada de texto, com as mesmas predefinições utilizadas nos textos atrás, porém não precisar inclinar, e nem colocar os efeitos de vento.
Somente escreva SONIC e vá nas opções de mesclagem e preencha com estes requisitos:
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 191i
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 192u
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 193
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 194

O contorno você apenas deve selecionar, não altere seus valores.
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 195o
No traçado deixe o tamanho 2 na cor preta, e clique em OK.

Se você fez tudo certinho, deve ter ficado como o da figura abaixo:
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 48648692

Agora iremos aos finalmentes...^^
Ufaaaa!!!...já estava na hora, o Jeff aqui esta cansado de digitar...¬¬
Então vamos terminar logo isto, primeiro duplique esta camada de texto, lembre-se esta camada de texto que criamos deve estar acima de todas, e sua réplica de estar acima desta que acabamos de trabalhar.
Com a camada duplicada, vá nas opções de mesclagem dela, e desmarque tudo e coloque as seguintes predefinições:
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 79109338
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 211

No contorno novamente só selecione, não mude seus valores.
Agora tudo que você deve fazer é utilizar o laço poligonal, para selecionar o texto em partes e ir deletando, para isto antes rasterise
a camada, é bem simples, apenas clique no pincel e tente clicar depois em cima do texto, aparece uma mensagem clique em OK e pronto, agora comece a recortar a camada de texto até ficar como o da figura a seguir:
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 92612528

Acabamos? Praticamente sim...^^
Tudo que devemos fazer é mesclar as camadas, para isso basta utilizar o atalho Shift + Ctrl + E.

E obtemos este resultado.
Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 My.php?image=83065218

Agora você sabê a minha técnica mais utilizada, e pode a utilizar para fazer seus próprios trabalhos, quando for divulgar não esqueça de colocar seu nome no wall, mas coloque pequeno, e em um canto mais reservado, utilize uma boa fonte, isto também ajuda a ter melhor recepção a outros usuários.
Valew galera...Espero que tenho curtido esta nossa aula...continuem treinando, e postem seus comentários e qualquer dúvida mandem MP...

Abraço do Jeff a todos vcs...FuizZzZ...\o/


Última edição por Jeff MasterBee em Sex Abr 16, 2010 7:39 pm, editado 1 vez(es)
Jeff MasterBee
Jeff MasterBee
Aprendiz
Aprendiz

Prêmio : Duelo de Mappers
Mensagens : 73
Gold : 5233
Nível : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 Empty Re: Criando seus próprios wallpapers...AULA 1

Mensagem por Bulacha Sex Abr 02, 2010 10:12 am

Excelente aula.
Quem adora fazer wallpapers ára seus jogos esse é uma ótima aula para se seguir.
Impossivel não dar +N


Última edição por Bulacha em Sex Abr 02, 2010 12:48 pm, editado 1 vez(es)
Bulacha
Bulacha
Guerreiro
Guerreiro

Prêmio : Nenhum
Mensagens : 157
Gold : 5342
Nível : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 Empty Re: Criando seus próprios wallpapers...AULA 1

Mensagem por Ure¢a Sex Abr 02, 2010 12:20 pm

Muito bom a aula Jeff... Realmente merece +N! Continue man!
FLw
RMVX S2
Ure¢a
Ure¢a
Rei
Rei

Prêmio : Duelo de Pixel
Mensagens : 1179
Gold : 7040
Nível : 100

https://grandesmakersstaff.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 Empty Re: Criando seus próprios wallpapers...AULA 1

Mensagem por Rayor Sex Abr 02, 2010 5:35 pm

O topico está muito bem organizado e você é um ótimo artista, conceteza +N, o wallpaper ficol lindo.
Rayor
Rayor
Gladiador
Gladiador

Mensagens : 204
Gold : 5411
Nível : 16

Ir para o topo Ir para baixo

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 Empty Re: Criando seus próprios wallpapers...AULA 1

Mensagem por [Executor] Sex Abr 02, 2010 6:09 pm

Poderia me dar o link do PhotoShop que você usa. Eu uso o PhotoFiltre ele é muito limitado -.-
[Executor]
[Executor]
Treinador Mestre
Treinador Mestre

Prêmio : Nenhum
Mensagens : 414
Gold : 5786
Nível : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 Empty Re: Criando seus próprios wallpapers...AULA 1

Mensagem por Ldb_MasterSwitch Sáb Abr 03, 2010 11:42 am

Este é o Jeff que eu conheço... Pensei até que não postaria tal tópico aqui na comu...
Gostaria de parabenizá-lo por sempre trazer ótimas coisas aqui...
E sempre ajudar a comu crescer mais e mais!
Ldb_MasterSwitch
Ldb_MasterSwitch
Aldeão
Aldeão

Prêmio : Nenhum
Mensagens : 22
Gold : 5165
Nível : 10

Ir para o topo Ir para baixo

Criando seus próprios wallpapers...AULA 1 Empty Re: Criando seus próprios wallpapers...AULA 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos