Lição 1 de RGSS: Começando
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Lição 1 de RGSS: Começando
O que vem a ser "Linguagem Orientada a objetos"?
Siginifca
que a linguagem trata tudo existente nela como objetos reais, como a
cadeira, a mesa, seu monitor, etc. Tratando como objetos, a liguagem
facilita toda a sua utilização,
e proprocionando básicamente as seguintes funcionalidades:
Vejamos um exemplo:
Observe que o objeto CLIENTE foi reaproveitado para comportar dois
clientes diferentes, com nomes diferentes e telefones diferentes. Mas
para isso eu precisei "Declarar" dois novos objetos. "DECLARAR"?
Sim.
Todo novo objeto deve ser declarado, de forma ao programa saber que ele
existe e o que ele é. Para isso vamos entrar no maior e mais importante
de todos os objetos da programação : VARIÁVEIS.
Eu costumo dizer
que uma "Variável é como um balde, você enche com algo que precisa,
para usar depois, em outro lugar". Qualquer objeto que se deseja usar
deve ser declarado numa variável. Vejamos o exemplo:
Nesta janela do Editor de scripts vemos claramente que todos os nomes
com $data estão sendo carregados cada qual com um objeto do RPG,
atores, classes, habilidades... e a ultima linha que possui $game está
iniciando um objeto, não carregando, mas criando. você mesmo pode criar
uma variável, agora mesmo !! quer ver? Abra um projeto no RPGMaker XP,
vá no editor de scripts, na sessão Main.
logo depois de Graphics.freeze, coloque assim:
nome = "Zé da silva"
print nome.to_s
Agora rode o jogo. SIMPLES DEMAIS !!
Agora que você já sabe um pouco(bem pouco) sobre objetos, vamos falar de variáveis...
VARIÀVEIS:
Para facilitar o estudo, eu vou chamá-las de Vars.
Existem Vários tipos de vars, as mais comuns e mais usadas são:
String - Comporta letras e números
Integer - Comporta numeros
Boolean - Comporta 0 e 1, true e false, sim e não
Array - Comporta várias variáveis
Constante - Comporta tudo, porém seu valor é fixo.
No caso dos Eventos de mapa, eles usam vars booleanas(as switches) e vars numéricas(as vars comuns).
No RPGMaker, elas também possuem grau:
Vars locais servem para resolver problemas rápidos, como nomes ou números que só serão alterados ali mesmo.
Vars públicas servem para toda a classe que a declarou, podendo ser alterada em qualquer procedimento da classe.
Vars globais são geralmente declaradas no início da execução do programa, servindo como base para classes e outras vars.
Constantes Só são declaradas no caso de valores imutáveis, ou seja, que não necessitam ser mudados.
Mas o que vem ser uma CLASSE?
As
classes são os objetos fundamentais do RPGMaker, onde estão contruídas
todas as funções, tudo que você vê, cria e edita no Database, nos Mapas
e no Script é possível graças as classes.
No início desta lição
falamos sobre o Objeto CLIENTES. Ele é uma classe, a classe CLIENTES,
que me permite ter várias instancias dele mesmo para me servir de
acordo com a minha necessidade.
Observe o exemplo a seguir:
Note que eu destaquei a var global $game_party.
Aki ela é
declarada, criando uma instancia do objeto Game_Party, e logo abaixo
ele já executa um procedimento da classe declarada. PROCEDIMENTO?
Sim, As classes são compostas por vários procedimentos e métodos, que é o que as faz funcionar.
Abra um projeto no RPGMaker XP, e abra o Editor de Scripts.
a 15º sessão é a Game_Party. vc vai reparar que logo no ínício da sessão está o nome: "class Game_Party"
Vá
descendo dentro da janela, você vai ver que a classe Game_Party é cheia
de áreas que começam com "def" e terminam com "end". na linha 39 está o
procedimento que foi chamado no exemplo acima.
Só neste procedimento há como exemplificar 6 usos de vars. Quer ver?
1 - uma var pública array, @actors
2 - uma var integer, i
3 - uma var global, declarada como $data_system
4 - o uso da var @actors
5 - uma var global, declarada com valores dos atores(arquivo externo), a $game_actors
6 - o uso da var i
Tudo
isso é só para que você tenha uma noção do quanto as variáveis são
importantes. Eu costumo dizer que elas são as "Engrenagens" que fazem
os Programas funcionarem.
CONCLUSÃO:
Vimos nesta
lição algo bem básico sobre a POO(programação orientada a objetos),
Variáveis e seu uso. Não é do meu interesse abordar TUDO que envolve
variáveis, somente o necessário para a sua iniciação no RGSS. Começamos
a ver classes e procedimentos, esse será o tema da próxima lição.
Siginifca
que a linguagem trata tudo existente nela como objetos reais, como a
cadeira, a mesa, seu monitor, etc. Tratando como objetos, a liguagem
facilita toda a sua utilização,
e proprocionando básicamente as seguintes funcionalidades:
- Todos os objetos são denominados Classes
- Hierarquia de objetos
- Herança de métodos e funções
- Sobrecarga de métodos e funções
- Encapsulamento de funções
Vejamos um exemplo:
Observe que o objeto CLIENTE foi reaproveitado para comportar dois
clientes diferentes, com nomes diferentes e telefones diferentes. Mas
para isso eu precisei "Declarar" dois novos objetos. "DECLARAR"?
Sim.
Todo novo objeto deve ser declarado, de forma ao programa saber que ele
existe e o que ele é. Para isso vamos entrar no maior e mais importante
de todos os objetos da programação : VARIÁVEIS.
Eu costumo dizer
que uma "Variável é como um balde, você enche com algo que precisa,
para usar depois, em outro lugar". Qualquer objeto que se deseja usar
deve ser declarado numa variável. Vejamos o exemplo:
Nesta janela do Editor de scripts vemos claramente que todos os nomes
com $data estão sendo carregados cada qual com um objeto do RPG,
atores, classes, habilidades... e a ultima linha que possui $game está
iniciando um objeto, não carregando, mas criando. você mesmo pode criar
uma variável, agora mesmo !! quer ver? Abra um projeto no RPGMaker XP,
vá no editor de scripts, na sessão Main.
logo depois de Graphics.freeze, coloque assim:
nome = "Zé da silva"
print nome.to_s
Agora rode o jogo. SIMPLES DEMAIS !!
Agora que você já sabe um pouco(bem pouco) sobre objetos, vamos falar de variáveis...
VARIÀVEIS:
Para facilitar o estudo, eu vou chamá-las de Vars.
Existem Vários tipos de vars, as mais comuns e mais usadas são:
String - Comporta letras e números
Integer - Comporta numeros
Boolean - Comporta 0 e 1, true e false, sim e não
Array - Comporta várias variáveis
Constante - Comporta tudo, porém seu valor é fixo.
No caso dos Eventos de mapa, eles usam vars booleanas(as switches) e vars numéricas(as vars comuns).
No RPGMaker, elas também possuem grau:
- var = var local
- @var = var pública
- $var = var global
- VAR = Constante
Vars locais servem para resolver problemas rápidos, como nomes ou números que só serão alterados ali mesmo.
Vars públicas servem para toda a classe que a declarou, podendo ser alterada em qualquer procedimento da classe.
Vars globais são geralmente declaradas no início da execução do programa, servindo como base para classes e outras vars.
Constantes Só são declaradas no caso de valores imutáveis, ou seja, que não necessitam ser mudados.
Mas o que vem ser uma CLASSE?
As
classes são os objetos fundamentais do RPGMaker, onde estão contruídas
todas as funções, tudo que você vê, cria e edita no Database, nos Mapas
e no Script é possível graças as classes.
No início desta lição
falamos sobre o Objeto CLIENTES. Ele é uma classe, a classe CLIENTES,
que me permite ter várias instancias dele mesmo para me servir de
acordo com a minha necessidade.
Observe o exemplo a seguir:
Note que eu destaquei a var global $game_party.
Aki ela é
declarada, criando uma instancia do objeto Game_Party, e logo abaixo
ele já executa um procedimento da classe declarada. PROCEDIMENTO?
Sim, As classes são compostas por vários procedimentos e métodos, que é o que as faz funcionar.
Abra um projeto no RPGMaker XP, e abra o Editor de Scripts.
a 15º sessão é a Game_Party. vc vai reparar que logo no ínício da sessão está o nome: "class Game_Party"
Vá
descendo dentro da janela, você vai ver que a classe Game_Party é cheia
de áreas que começam com "def" e terminam com "end". na linha 39 está o
procedimento que foi chamado no exemplo acima.
Só neste procedimento há como exemplificar 6 usos de vars. Quer ver?
1 - uma var pública array, @actors
2 - uma var integer, i
3 - uma var global, declarada como $data_system
4 - o uso da var @actors
5 - uma var global, declarada com valores dos atores(arquivo externo), a $game_actors
6 - o uso da var i
Tudo
isso é só para que você tenha uma noção do quanto as variáveis são
importantes. Eu costumo dizer que elas são as "Engrenagens" que fazem
os Programas funcionarem.
CONCLUSÃO:
Vimos nesta
lição algo bem básico sobre a POO(programação orientada a objetos),
Variáveis e seu uso. Não é do meu interesse abordar TUDO que envolve
variáveis, somente o necessário para a sua iniciação no RGSS. Começamos
a ver classes e procedimentos, esse será o tema da próxima lição.
swordhero- Aprendiz
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Re: Lição 1 de RGSS: Começando
Muito bom o tutorial para os alunos de RGSS um dia eu talvez aprenda^^ mas cadê os créditos? de quem é o tutorial?
sugiro que dê créditos aos devidos autores, mesmo que ele seja você mesmo.
-Darwin
sugiro que dê créditos aos devidos autores, mesmo que ele seja você mesmo.
-Darwin
Re: Lição 1 de RGSS: Começando
eu sei de quem é, é do João Neto.
ricktails- Aldeão
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Re: Lição 1 de RGSS: Começando
Voce reviveu um Tópico do Ano, passo ?
OH my god "-"
OH my god "-"
[Executor]- Treinador Mestre
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