Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A história do Rpg Maker

+2
brandonloco
Ure¢a
6 participantes

Ir para baixo

A história do Rpg Maker Empty A história do Rpg Maker

Mensagem por Ure¢a Seg Dez 14, 2009 2:38 pm

...:: A HISTÓRIA DO RPG MAKER ::...


Eu estava no aniversário do GRS, aí ele me falou o motivo da queda do SRM. Achei aquilo um negócio muito sério e fui ver um dos tradutores que ele tinha me falado Desert Eagle, então achei esse posto na MRM, bem ele foi criado por Fly Boy Under ou fbu.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------


Bom, talvez hoje tenhamos excelentes ferramentas em mãos, com linguagens avançadas, ótimos gráficos e uma praticidade imensa de criar jogos, porém, nos esquecemos de como conseguimos chegar até aqui, como surgiu essa comunidade, como o RPG Maker mudou-se até chegar à forma que conhecemos.
É importantíssimo um maker conhecer o passado do programa que usa, para compreender melhor o presente.
Eis que contarei uma breve história, a maior parte do texto aqui foram tirados de outras fontes, caso esteja cometendo algum erro, me comunique, por favor.

ASCII

A empresa japonesa chamada ASCII Corporation que foca a informática em geral. Foi responsável por criar uma linha de computadores e pela produção e desenvolvimento de hardwares. A medida em que a popularidade dos consoles de jogos cresceu na década de 1980, a ASCII voltou sua atenção para o desenvolvimento e divulgação de software para consoles populares como o Nintendo Entertainment System e Sega Genesis. Foi nesta época que surgiu o Rpg Maker ou RPG Tsukūru como é conhecido no Japão. A ASCII tornou-se tão popular no mercado de software que em 1991 acabou por criar uma filial nos Estados Unidos da América, a ASCII Entertainment.
Em março de 2002, a ASCII encerrou todo o processo de desenvolvimento e comercialização de vídeo-games no Japão e focou seu trabalho em publicações de TI e computação. Antes de deixar o mercado de vídeo-games, contudo, a empresa criou uma editora independente denominada Media Leaves. Isso fez com que o RPG Maker deixasse de ser produzido pela ASCII e passou pelas mãos da Entebrain, lançando uma versão totalmente inovadora: O RPG Maker XP.

Mas, nesse meio tempo, desde quando a ASCII começou a produzir de softwares capazes de construir jogos em 1980 até o seu desistência no ramo dos jogos em 2002, o que se passou tanto no Japão quanto no Brasil?

No Japão


• 1980:
Em 1988, a ASCII lança seu primeiro criador de Jogos: O Mamirin para PC-8801, naquela época, não existia o sistema operacional conhecido hoje por 'Windows', por isso, a interface do programa era bem robusta e diferente ao que estamos abtuados. Depois desta versão veio o Dante, que ficou muito famoso.
A empresa também lançou criadores de jogos para outros consoles como Play Station, Nitendo e Sega, que eram a sensação do momento na época. Para não perder tempo, vamos avançar o tempo e ir até o ano de 1990, onde o Windows acabava de ser lançado.
* 1990:
O sistema operacional chamado Windows acabava de ser lançado, o que era uma grande concorrente (e copiador) do Apple.
Nesta década, acaba de ser lançado o primeiro antepassado do Rpg Maker: O RPG Tsukūru Dante 98. Lançado para o PC-9801, que era uma evolução do PC-8801, em Dezembro de 1992, essa versão havia chegado no mercado para ficar. Uma evolução do Dante, esta versão apresentava a maior de suas inovação: O RPG (Roling Play Game), é o jogo da imaginação, do mundo medieval, dos magos e dos elfos. Agora a ASCII descidiu investir no RPG, um estilo de jogo que cada vez mais adquiria mais fãns.
Em Julho de 1996, a ASCII lança o RPG Tsukūru Dante 98 II, uma evolução da versão anterior, com gráficos melhores, mas a maior faceta ainda vinha por vir.
Em 28 de Março de 1997, a ASCII lança o RPG Tsukūru 95, o primeiro criador de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows! Isso foi uma verdadeira revolução no Japão. A versão ficou tão famosa que a ASCII acabou se tornando ASCII Entertainment. Encerramos essa década com o Simulation RPG Tsukūru, o primeiro criador de jogos para PlayStation, que adquiria mais adeptos na época.


• 2000:
Ano 2000, o segundo milênio depois de Cristo, se mostrou uma época fantástica, de muitas descobertas, da evolução da computação gráfica e da ciência.
Em 5 de Abril de 2000, a ASCII lança o RPG Tsukūru 2000, uma evolução de sua versão anterior, que se compara a evolução do RPG Maker 2000 ao RPG Maker XP.
Esta versão agora totalmente voltada a criação de RPG's, facilitava muito mais a criação de jogos, com gráficos melhores, suporte a 256 cores, dentre muitas outras novidades.
Antes, uma reviravolta: A Empresa ASCII já estava a beira de deixar o ramo dos jogos, e a Enterbrain, empresa concorrente na criação de jogos, decidiu comprar os direitos do Rpg Maker da ASCII, e em Novembro de 2001, lança o RPG Tsukūru 95 Value! (Conhecido no Brasil como Sim Rpg Maker 95!). E em Maio de 2003, lança o RPG Tsukūru 2000 Value!
Infelizmente, na briga entre ASCII e Entebrain na criação de jogos, a ASCII acabou sendo derrotada, cabendo a Entebrain, continuar a série.
Em Dezembro de 2002, mesmo ano que a ASCII desiste do ramo, a Entebrain lança o RPG Tsukūru 2003, que não possuia muitas diferenças de sua versão anterior, mais trazia algo inovador: O sistema de batalha lateral, hoje invejado por muitos makers.
Dois anos depois, a Entebrain prepara sua maior faceta, que ficará conhecido no mundo interior: O RPG Maker XP!
Em 22 de Julho de 2004, data histórica para o RPG Maker, a Entebrain lança o RPG Tsukūru XP. Era tantas inovações que mal dá pra descrever.
O primeiro foi o gráfico. Agora o programa rodava a 32 bits e em resolução de 640x480, muito superior a sua versão anterior, que era de 256 cores e 320x240.
Mas, o mais incrível mesmo foi a implementação do RGSS na programação, uma linguagem muito famosa no Japão orientada a objectos. Agora o maker poderia fazer o que quiser com o programa, desde modificar menus até todo o sistema de batalha! Isso foi incrível!
E a linha do tempo acaba, com lançamento do RPG Tsukūru VX, em Dezembro de 2007. Eis que agora, estamos na atualidade. Demos uma viajada no tempo, a foram tantas mudanças, que talvez um maker do tempo do Dante ficaria surpreso com o RPG Maker XP ou RPG Maker VX. Hoje é tão fácil criar jogos e mesmo assim existem pessoas que mal fazem isso. Bom, vimos o que aconteceu no Japão, agora vamos ver o que se passava no Brasil em meio a esses acontecimentos.


No Brasil

O RPG Maker só veio ingressar no Ocidente graças a um programador conhecido como 'Dom Miguel', um russo que acabou por traduzir o RPG Maker 2000 para o inglês.
Em 2002, Don Miguel recebeu um aviso da Enterbrain. Conseqüentemente, ele descontinuou seus trabalhos relacionados ao RPG Maker 2000, removeu o programa de seu site e incentivou os usuários do programa a comprarem uma versão legal do programa (em japonês). Devido a popularidade do programa, e a falta de uma tradução legal, a distribuição ilegal do programa continuou. Versões traduzidas do RPG Maker 2003 e XP foram distribuídas em todo o mundo. No Brasil, China, Alemanha, França e alguns outros países, as traduções piratas são usadas e distribuídas legalmente, já que as leis de copyright internacional não entram em vigor no país a menos que a empresa tenha uma filial no mesmo. Ainda hoje, grande parte dos utilizadores destas versões acreditam que o RPG Maker é gratuito, pois assim foi declarado quando disponibilizado pelos primeiros tradutores.
Foi exactamente em meio dessa época que acabava de surgir as primeiras comunidades brasileiras, como a Universo do RPG Maker, Maker Universe, RPG Menace e mais tarde a Castelo RPG.

Logo nos primeiros anos de existências, houve muitos conflintos entre comunidades, existe especificamente um que entrou para a história: Mu x Menace!

Em 03/06/2001 a RPG Menace (ainda sem nome) nasceu por uma necessidade vista pelos makers Us3r e StrayEd, em que a comunidade maker havia perdido grandes potências como a Universo do RPG Maker e a Jam Team, e os sites da época estavam perdendo a identidade do maker e se tornando sites de discussão de animes, jogos e RPGs de fóruns, não havia nenhuma pagina especializada de RPG Maker na época, após um evento desagradavel dentro da Unimax, os irmãos decidiram criar um site para abrigar as pessoas que realmente estavam interessadas no maker, assim criando o grupo chamado: Radical Dreamers. Basicamente era um fórum secreto onde só convidados participavam, a idéia era que o fórum fosse exclusivamente de makers competentes e experientes, um fórum de elite na época. Assim a dupla reuniu muitas pessoas que haviam perdido o teto e abrigando num fórum onde só existiam materiais exclusivos e uma equipe de ponta para ajudar nas dificuldades com o maker. Por muito tempo a RPG Menace ficou conhecida como o site de maior Suporte ao RPG Maker brasileiro e de possuir o maior acervo de projetos competentes do Brasil.

Em poucos dias o site já era muito comentado e atraiu a curiosidade de muitos por ser um fórum fechado e elitizado, assim como também atraiu críticas e desafetos. Logo se viu a necessidade de se criar um site com hierarquia e com cargos atribuidos e a RPG Menace não poupou esforços para reunir uma equipe de peso para criar a tão conhecida "Ditadura Menaceana"

A Maker Universe ou simplesmente MU, como ficou conhecida, foi um dos Maiores sites de RPG Maker do Brasil, criada em 2002 por Shadowlord, sob as cinzas do antigo site Universo do RPG Maker. A MU sempre esteve envolvida em polêmicas e gostava de ser o centro das atenções, muito disso se deveu a personilidade explosiva de seu Administrador. Em 2003 teve sua ascenção ao cenário maker mundial com o lançamento do RPG Maker 2003 versão MU, ou como ficou conhecido, Versão da Seita da Vaca Louca.
Diz a lenda que a Maker Universe foi criado após o fim da Universo do RPG Maker, antigo site do Z@ndor. Os membros revoltados com o fim do site decidiram criar outro, um dos mais animados era Spider. Nesse cenário apareceu Shadowlord, usando o nick de Jonker, ele se dispôs a criar o novo site. Assim, com o apoio do grupo de ex-membros, Shadowlord e um outro membro conhecido como Joker Van Ancle, fundaram a Maker Universe, o mesmo Van Ancle veio a falecer pouco tempo depois, e Joker mudou seu nick para Shadowlord e encerrou sua outra personalidade no corpo de sua outra identidade na MU, conhecida como Mister Banana.
Nascia assim a Maker Universe.

Esses foram os principais sites de Rpg Maker na época, logo nos primeiros anos, começaram a se atritar, gerando um dos conflitos mais conhecidos no mundo maker: MU x Menace.

Um dos mais famosos conflitos entre comunidades makers do Brasil, que durante anos, arrastou os dois maiores sites de rpg maker do Brasil, num embate que só teve fim com a decadência e queda da Maker Universe.

Origem do Conflito:
Ninguém sabe ao certo como tudo começou, dizem que Shadowlord, administrador da MU, não gostava de StrayEd, administrador da Menace, o motivo ninguém sabe, mas quando um membro da Menace chamado Robercletzon foi conhecer o site da Mu pois estava com um chat na pagina inicial, e neste Chat ficou ouvindo que seus amigos, entre eles os dois admins citados anteriormente eram viados e gays, e diziam que a Menace tinha todos Menojos e por você ser um poderia se **Censurado**, tudo isso da boca de admins como Shadowlord e Mr.Banana, Robercletzon como é um cara tosco, aproveitou e deu corda para a brincadeira deles, e acreditava que eles aceitariam brincadeiras parecidas, então em um fórum chamado Casa dos Jogos, Robercletzon chamou o Shadowlord de gay, e então diversos garotos da Maker Universe e os admins ficaram xingando ele durante 8 páginas onde Robercletzon se defendeu em mais de 4 páginas sozinho, até que alguns menacers resolveram tacar fogo, e os membros da MU xingaram também outros membros, até que o tópico foi deletado.

A confusão se estendeu as respectivas comunidadas, membros que tinha queixas contra uma ou outra tomaram seus lugares na disputa. Nascia assim o maior conflito conhecido do Mundo Maker.
• Principais Acontecimentos:

Conflito na RPG Fac

Depois da briga inicial, vários pequenos conflitos aconteceram, membros da Menace foram banidos da MU, onde eram conhecidos por Menojos (Menace+Nojo), apelido pejorativo dado pelos MUs, e o próprio nome Menace foi censurado (Me**ce). Na sequência dos acontecimentos um membro veterano da comunidade e partidário da MU, criou um tópico no fórum da finada RPG Fac, perguntando qual comunidade era melhor, logo surgiram vários membros defendendo os dois lados, destaque para a discussão entre Metal Ícarus (pró Menace) e Ksaik (pró MU), a discussão rendeu várias páginas mas logo caiu no esquecimento.

Conflito no Fórum da MU:

Após a discussão na RPG Fac, o membro Metal Ícarus se registrou e passou a frequentar o fórum sendo bem aceito pelos membros, logo em seguida, seguindo o exemplo de Ícarus, outros membros da Menace começaram a se registrar o fórum da MU, o que causou descontentamento entra a staff da mesma, começou então a segunda caça aos Menaces, o membro Candifú criou um tópico desmoralizando os Menaces e se intitulando o responsável pelos atritos. A maioria dos membros da MU entram na ondam e começam a ofender os Menaces, o membro da Menace, Metal Ícarus, se diz ofendido e deleta sua conta. A festa continua. Diego EP, admin da Unimax, e Seifer_Loire que ja havia sido admin da Menace entram na briga, o tópico rende mais de 30 páginas e acaba com quase todos os membros da Menace banidos.

Conflito do Top Site MU:

A Maker Universe adcionou um script de Top Sites em seu site para ajudar os membros das comunidades makers a encontrar outros sites de rpg maker, vários sites entram na disputa na qual a MU sempre estava em primeiro lugar, na sequência dos acontecimentos a RPG Menace cria um tópico em seu fórum perguntando se deveria participar, alguns membros são a favor e outros vão contra alegando que daria confusão, no final a menace decide entrar na disputa e logo começa a subir no ranking ameaçando o primeiro lugar da MU, dai em diante ninguém sabe ao certo o que aconteceu, a questão é que a Menace atingiu o primeiro lugar e segundo afirmam, o admin da MU teria mudado o sistema que era de visitas para cliques no banner do topsites para prejudicá-la, a menace despenca no ranking e logo começa a subir novamente atingindo novamente o primeiro lugar, dai o que se vê é uma sequência de sobe e desce dos dois principais concorrente até que a MU, alegando roubo por parte da Menace, bani o site do sistema, a menace então começa a forçar outros sites a atingir o primeiro lugar e derrubar a MU resultando em bug do sistema e consequentemente a retirada do Topsites do ar. Essa foi uma das mais surpreendentes disputas entre os dois sites, cada um alega que o outro estava roubando e o que aconteceu ao certo é um mistério até hoje.

Conflito Cristoff:

Um membro novato na comunidade aparece no fórum da RPG Menace com um impressionante projeto chamado: Vampiro, o Lado Negro dos Homens, baseado em Vampiro a Máscara, o projeto tinha gráficos lindos e uma programação muito bem feita, tanto que seu autor considerava seu o projeto o melhor do mundo, alguns acham o projeto interessante mas a maioria o critica pela falta de humildade, ele ainda tenta argumentar mas acaba desistindo e diz que vai postar seu projeto em sites melhores indo em seguida para a MU onde é bem recebido e acaba virando moderador, alguns membros da Menace se registram na MU para criticá-lo mas acabam banidos.

Conflito LDP:

Esse não foi bem uma briga, apenas uma discussão entre membros dos dois sites. Um membro da MU conheceu em outro fórum um membro da Menace e acabou se dando bem com ele, esse mesmo membro era bem criticado na MU e quando ele disse que o cara da Menace era legal acabou gerando protestos da Staff da MU. O membro com medo de represálias acabou voltando atrás e se posicionando contra a Menace, esse mesmo membro para confirmar sua posição acabou propondo uma battle arena dentro da menace e que durante a luta quebrariam tudo por lá, a repercussão não foi boa e alguns membros da menace protestaram mas acabaram banidos.

Outros conflitos:

Outros conflitos de menos importância aconteceram entre os dois sites, como por exemplo, durante a tradução do RPG Maker 2003 pela Menace a MU preparou uma versão paralela e lançou antes e criticou a menace por ficar enganando os membros e enrolar a tradução, ou quando alguns membros da Menace se registravam na MU e perguntavam o motivo do conflito e eram banidos instantaneamente, ou ainda durante o lançamento de alguns jogos feitos por Menace no fórum da Maker Universe. Outro ponto importante foi a saída do Membro Desert Eagle da MU para a Menace, lançando pouco depois sua tradução do RPG Maker XP, rivalizando com a tradução da MU feita pelo membro Spider.

Resultado do Conflito:

Essa disputa entre os dois sites serviu apenas para gerar atritos na comunidade e para aumentar o número de visitas entre os dois, já que muitos membros ficavam curiosos e acabavam indo para o site rival para ver como era. Mas como dizem por aí, vence aquele que sobrevive. Terminada a MU, a vitória deu-se por WO.

Fonte: Makerpédia

Depois de um tempo, surgiu outras comunidades, uma delas era a Castelo RPG.
O fórum Castelo RPG originalmente era comandado pelo Black Rabat, e foi um dos maiores sites de RPG Maker da época, que depois acabou se fundindo com a RPG Maker HP e durou pouco tempo.

Teve seus altos e baixos, chegou ao topo em se tratando de RPG Maker, teve influências diversas no decorrer de sua trajetória com Cyrus e Gauss, além de grande contribuição do canal #rpg_maker da Brasnet.

Queda:

Após sucessivas quedas e voltas o site acabou sendo desativado de vez, deixando orfã boa parte da comunidade.

O caso Castelo RPG:

O enderenço eletrônico da Castelo RPG antigamente era: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] porém, a Jogos RPG, um conhecido fórum de Rpg Maker, indignado com a CasteloRPG se tornando o centro das atenções, decidiu comprar o dominio da Castelo RPG, que por necessidades do Administrador Desert Eagle, tinha sido deixado de pagar, deixando muitos makers da época sem um fórum, a Jogos RPG, aproveitou a deixa e comprou o domínio, o que não foi ilegal, mas foi totalmente injusto, lucrando muito em cima disso, Mostrando uma página, dizendo que o site estava fora do ar no momento para visitar o "parceiro", com o link da Jogos RPG, o que era pura mentira. Isso foi uma revolta total na época! Acontecimentos recentes ainda envolve a Jogos RPG, considerada filha da MAker Universe, em termos de brigas. Hoje em dia, por conflitos e mais conflitos, a Jogos RPG foi decaindo cada vez mais, brigas internas envolvendo Administradores e Moderadores do site, fizeram a equipe se separar, e hoje em dia, a Jogos RPG por todas essas brigas, morreu para o RPG Maker, ficando apenas com servers de MMORPG, nascendo a Mundo RPG Maker, a qual ainda não se compara com o sucesso que a Jogos RPG teve em 2007, atingindo seus 30.000 membros cadastrados.

A Atualidade:

Em Janeiro de 2007, um antigo membro da CasteloRPG (Isso é uma especulação) conhecido como Falco, decidiu abrir um novo fórum que seria este "filho" da Castelo RPG.
Logo nos seus primeiros dias, se mostrou muito popular e posteriormente se tornando hoje o *maior* fórum de Rpg Maker do Brasil.

Quanto as comunidades que fizeram escândalos no passado (Mênace, MU, JogosRPG, etc), como já era previsto, cairam...

Os sites do momento, são a RPG Maker Brasil e a Reino RPG, Vila Makers, Jogos RPG (Mundo RPG Maker), Menae, estão "no ar", porém quase sem sucesso algum.

O Futuro:

Bom, espero que esse fórum não siga o mesmo futuro de seus antepassados, por isso, devemos lutar para que este se mantenha organizado e sério. Pouco se sabe sobre a próxima versão do Rpg Maker, alguns afirmam o 3D, outros, a quebra das limitações do programa. O que podemos fazer é rezar para que haja uma nova versão!
Ure¢a
Ure¢a
Rei
Rei

Prêmio : Duelo de Pixel
Mensagens : 1179
Gold : 7062
Nível : 100

https://grandesmakersstaff.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A história do Rpg Maker Empty Re: A história do Rpg Maker

Mensagem por brandonloco Seg Dez 14, 2009 10:33 pm

Muito bom Ureca, só coloque os títulos coloridos e uns spoiler pra ficqar mais organizadim A história do Rpg Maker 377889
brandonloco
brandonloco
Guerreiro Mestre
Guerreiro Mestre

Prêmio : ForuMédia World's
Mensagens : 446
Gold : 5753
Nível : 19

Ir para o topo Ir para baixo

A história do Rpg Maker Empty Re: A história do Rpg Maker

Mensagem por .:Darwin:. Qua Dez 16, 2009 9:54 am

legal e bem grande demorei um tempão para ler mas gostei da história do rpg maker principalmente da de 80 não sabia muito sobre ele pois eu já nasci em 90 não sabia sobre os editores daquela época. Valeu Wink
avatar
.:Darwin:.
Guerreiro
Guerreiro

Mensagens : 205
Gold : 5601
Nível : 24

http://ageofdark.l4rge.com/cariboost1

Ir para o topo Ir para baixo

A história do Rpg Maker Empty Re: A história do Rpg Maker

Mensagem por M3T Qua Dez 16, 2009 1:18 pm

Li isto ontem aqui mesmo, demorei 14 minutos para ler tudo e tinha esquecido de comentar.
É uma história realmente muito grande, RPG Menace e MU(Maker Universe), esta guerra espero que nunca aconteça mais no universo dos makers...
Pena que ainda há guerra por aí, não sei por que.(acho que sim, as comunidades querem mais membros)

Me sinto como nos velhos tempos makers o.O

Até mais,
M3T
M3T
M3T
Rei
Rei

Prêmio : Nenhum
Mensagens : 468
Gold : 5648
Nível : 31

Ir para o topo Ir para baixo

A história do Rpg Maker Empty Re: A história do Rpg Maker

Mensagem por bernardo Ter Jan 19, 2010 10:46 am

Nossa que texto longo.O FBU deve trabalho para escrever tudo isso.
bernardo
bernardo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 89
Gold : 5382
Nível : 14

Ir para o topo Ir para baixo

A história do Rpg Maker Empty Re: A história do Rpg Maker

Mensagem por [Executor] Seg Fev 08, 2010 8:41 pm

Nossa não sabia que Jogos rpg e agora o mundo rpg maker
[Executor]
[Executor]
Treinador Mestre
Treinador Mestre

Prêmio : Nenhum
Mensagens : 414
Gold : 5808
Nível : 39

Ir para o topo Ir para baixo

A história do Rpg Maker Empty Re: A história do Rpg Maker

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos