Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP

3 participantes

Ir para baixo

[ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP Empty [ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP

Mensagem por Kiin Ter Dez 01, 2009 5:20 pm

Aula 3 - Classes de sistema do RMXP

1 - Introdução
[ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP 51651122

Nesta aula irei mostrar vagamente sobre as classes de sistema do RMXP. Creio que se vocíª leu as outras aulas já é capaz de ler os métodos e entender suas funçíµes, caso queira informaçíµes mais detalhadas sobre a classe. Aqui é só uma base para vocíª aprender melhor sobre cada classe e aprofundar seus conhecimentos depois.

2 - As classes de Sistema do RMXP

2.1 - Game_Temp

É nesta classes que os programadores do RMXP guardam os dados temporários.
As variáveis desta classe não são carregadas no Load Game portanto são criadas sempre quando começa o jogo. No jogo ela é representada por $game_temp.

2.2 - Game_System

Classe que guarda as váriaveis principais do jogo e os principais métodos. As variáveis nela modificados são guardados e carregados ao carregar e gravar o jogo. Representada por $game_system.

2.3 - Game_Switches

Classes que representam os switches e as variáveis do jogo. Representada por: $game_switches.
Para mudar um switch coloque:

Código:
$game_switches[id da switch] = (true ou false)

2.4 - Game_Variables

Classe que guarda as variáveis do jogo. Representada por: $game_variables.
Para mudar uma variavel coloque:

Código:
$game_variables[id da variavel] = valor

2.5 - Game_SelfSwitches

Classes que guarda os dados das switchs locais dos eventos. Representada por $game_self_switches.
Para mudar uma swicth coloque:

Código:
key = [Id do mapa, id do evento, Switch Local ("A", "B", "C", etc)
    $game_variables[key] = (true ou false)

2.6 - Game_Screen

Classe responsavel pela mudança de tom da tela e de cor (Não visualmente).
Ela guarda os dados que mudam os tons e a cor da Sprite (Classe da imagem). Representado por $game_screen.

2.7 - Game_Picture

Classe que guarda dos dados das imagems mostradas no jogo que são chamadas por evento.
Ela é iniciada dentro da classe Game_Screen portanto é representado por: $game_screen.pictures[id da picture].

2.8 - Game_Battler

Superclasse para as classes Game_Actor e Game_Enemy (Veja abaixo). Ela guarda os dados do hp, sp, status, de um battler e guarda os métodos de dano.

2.9 - Game_BattleAction

Classe iniciada dentro da classe Game_Battler e é resposável pelos dados das açíµes do battler.

2.10 - Game_Actor

Classe que guarda os dados de um herói.

2.11 - Game_Party

Classe que guarda as informações do grupo de heróis (Como dinheiro, items, armas, armaduras e os battlers dos heróis (Game_Actor)).
Representada por $game_party.

2.12 - Game_Troop

Classe que guarda as informaçíµes do grupo de inimigos.
Representada por $game_troop.

2.13 - Game_Map

Classes que guarda as informaçíµes do mapa como a posição da tela eventos e eventos comums. Representada pela variável: $game_map.

2.14 - Game_CommonEvent

Classe que guarda informaçíµes dos eventos comums, ela é iniciada dentro da Game_Map. Representador por: $game_map.common_events

2.15 - Game_Character

Superclasse para as classes Game_Event e Game_Player (Abaixo) que guarda os dados dos personagems no mapa (Posição, Transparíªncia, etc).

2.16 - Game_Event

Classe que guarda os dados do evento (Lista de comandos, etc.). Representado por $game_map.events[id do evento] e só é possí vel acessar os eventos do mapa atual.

2.17 - Game_Player

Classe que representa o jogador atual do mapa e suas respectivaas caracterí sticas. Representado por $game_player.

3 - Finalizando

Nesta aula eu não disse muito mais do que já foi dito pelo editor de scripts do próprio RMXP. Uma aula simples e informativa.
[ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP 38506190
Kiin
Kiin
Pintor
Pintor

Mensagens : 18
Gold : 5277
Nível : 14

http://www.sannivan.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

[ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP Empty Re: [ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP

Mensagem por Ure¢a Ter Dez 01, 2009 6:24 pm

Hum.. boa aula, naum sei nada de script, vo tentar aprender.
Ure¢a
Ure¢a
Rei
Rei

Prêmio : Duelo de Pixel
Mensagens : 1179
Gold : 7041
Nível : 100

https://grandesmakersstaff.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP Empty Re: [ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP

Mensagem por .:Darwin:. Ter Dez 15, 2009 9:07 am

ótimo mais um tutorial fácil e organizado parabens por ele +N
avatar
.:Darwin:.
Guerreiro
Guerreiro

Mensagens : 205
Gold : 5580
Nível : 24

http://ageofdark.l4rge.com/cariboost1

Ir para o topo Ir para baixo

[ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP Empty Re: [ Aula RGSS ] - Classes de Sistema do RMXP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos